Nhoque Especial com Mandioquinha
Eu já devo ter dito isso na receita do frango com mandioquinha, mas não custa reforçar: Eu não gosto de mandioquinha. Não pelo sabor dela em si, mas pela potência! Acho que é um ingrediente que rouba a cena, encobre os sabores dos outros ingredientes.
Mesmo assim, ingredientes desse tipo podem ser usados em duas situações: quando são eles os ingredientes principais da receita (caso do frango) ou em quantidade moderada para que haja equilíbrio.
Este nhoque é desses equilibrados, e o resultado é de não sobrar um pra contar a história. Quanto faz, quanto come.
Ingredientes:
1kg de batata - melhor asterix, mais seca, mas funciona com outras batatas (vide preparo)
1 mandioquinha média
1 ovo
2 colheres de amido de milho
farinha de trigo sem fermento para dar o ponto
1/4 de uma noz moscada, ralada na hora
Para cozinhar o nhoque:
1 colher de sopa de sal
Preparo:
Qualquer que seja a batata, se cozinharmos na água ela tende a encharcar, então devemos observar bem o ponto do cozimento ou teremos de consertar na farinha, tornando a massa mais pesada - o que não desejamos.
Então, comece pela escolha das batatas, principalmente se for utilizar batatas comuns e não a asterix. Escolha batatas de tamanho semelhante e casca lisa, sem brotos, sem esverdeados, o mais sem defeitos que puder. Lave-as bem e cozinhe com casca na panela de pressão, sem sal, até que fiquem moles mas sem desmanchar.
Se quiser, pode embrulhar as batatas em papel alumínio e assar no forno médio por cerca de 1 hora, até que fiquem macias. Também é possível assar no forno de micro-ondas, bastando colocar em um saco de alimentos e amarrar. Faça alguns furos no saco para o vapor escapar, ou vai inflar (e estourar) como um balão - não é nada catastrófico mas interfere no sucesso do cozimento. Nesse caso, pode descascar antes e cortar em pedaços regulares, e asse por 6 minutos, vire com cuidado para não se queimar, e asse por mais 5 minutos, sempre em potência alta. Coloque mais 1 minuto até que perceba que as batatas estão macias. Muito cuidado ao remover do micro-ondas e ao manipular. O vapor restante é bastante quente e vai te queimar com muita facilidade se você der chance.
Cozinhe a mandioquinha da mesma maneira que usar para as batatas, mas observe que ela é mais macia e cozinha mais rápido. Qualquer método que empregue, observe o ponto da mandioquinha.
Batatas e mandioquinha cozidas, descasque se necessário, amasse-as e coloque em uma tigela grande. Coloque os demais ingredientes e misture com uma colher de pau. Vá acrescentando a farinha até dar uma boa liga. Para saber, faça uma bolinha com a massa e jogue na água fervente. Se desmanchar, falta farinha.
Eu costumo passar essa massa novamente pelo espremedor, o que a torna muito mais homogênea e leve.
Com ajuda de uma nhoqueira, modele os nhoques diretamente sobre uma panela grande com água fervente e salgada. Aguarde boiarem e remova com uma escumadeira de arame, transferindo para uma tigela, entremeando com o molho. Repita até acabar a massa.
Modelar à mão também é possível, mas requer um pouco mais de farinha na massa, resultando em nhoques mais densos e pesados. Para isso, faça cobrinhas da grossura de um dedo com a massa, corte com uma faca ou espátula e reserve sobre uma superfície enfarinhada, e cozinhe quando tiver feito uma porção compatível com sua panela.
Depois de todos cozidos e colocado o molho, cubra com parmesão ralado e sirva quente, deixando mais molho e mais queijo para quem quiser adicionar no prato.
O molho que uso é esse que publiquei recentemente, neste link do macarrão com molho de carne.
Comentários
Postar um comentário