Panquecas de Carne com Molho

Hummmm, panquecas. É um prato que dá até pra comer sem acompanhamento, só ele. Faço sempre que a vontade supera a preguiça, porque dá um certo trabalho, mas não é nada exagerado. Já publiquei uma receita de panquecas antes, aliás 2 contando a doce, mas esta está bem mais detalhada e completa.

Ingredientes:


Recheio

300g de carne moída
1/2 cebola picada
1 punhado de azeitonas verdes picadas ou
1 punhado de salsinha picada
1 colher de chá de tempero pronto (uso e recomendo arisco)

Molho

1/2 caixa de polpa de tomate - sempre uso pomodoro, não achei outra que goste. Na falta, use meia lata de tomate pelado ou o equivalente em passata.
folhas de manjericão fresco (se não tiver, use orégano seco q.b.)
1 dente de alho só quebrado com o dorso da faca
azeite de oliva
1 colher de chá, rasa, de tempero pronto (arisco... já sabe)

Massa:

2 ovos
350 ml de leite
3 colheres de óleo neutro (milho, girassol)
1 colher de chá rasa de sal
50 ml de bebida destilada (pinga, conhaque comum)
farinha para dar o ponto (cerca de 8 colheres, mas coloque menos e acrescente para ajustar)

Queijo parmesão e/ou mussarela para salpicar

Preparo

Comece pelo recheio. Em uma panela seca e já quente coloque a carne e mexa para desfazer qualquer pelota, até que perca todo o vermelho e fique cinza por igual. Acrescente a cebola e o tempero pronto e continue mexendo até a cebola ficar transparente. Desligue o fogo e acrescente a azeitona ou a salsinha, o que estiver usando. Mexa e reserve.

Bata a massa no liquidificador, colocando a farinha aos poucos até dar o ponto cremoso mas escorrendo com facilidade. Eu me guio pelas bolhas que sobem quando desligamos o liquidificador. Se subirem logo, acrescente farinha. O ponto é quando elas ainda aparecem, mas demoram alguns segundos e não são muitas. Reserve no próprio liquidificador.

Agora o molho: Em uma panela fria coloque azeite até cobrir o fundo. Coloque o alho e ligue o fogo, até que formem borbulhas em sua volta, sem corar. Acrescente a polpa, o manjericão e o tempero. Cozinhe por uns 5 minutos e reserve.

Frite as panquecas em uma frigideira antiaderente, quente, mas não demais. Eu regulo o fogo um pouco acima do mínimo, no ponto que as massas secam por cima ao mesmo tempo em que começam a dourar. Unte a frigideira com poucas gotas de óleo na primeira vez, depois não vai precisar mais. As primeiras ficam feias, por vezes rasgam. Vire com auxílio de uma espátula de plástico que aguente temperatura ou silicone quando secar e tire depois de alguns segundos. Empilhe as massas já fritas para conservar a temperatura.

Quando todas as panquecas estiverem fritas, coloque uma a uma em um prato de apoio, colocando 1 colher de recheio e enrolando firme. Arrume cada rolinho em uma travessa refratária, um junto do outro até completar uma camada. Coloque molho por cima comece outra camada de panquecas até acabarem. Cubra tudo com molho e salpique queijo parmesão e/ou mussarela ralada.

Leve ao forno para gratinar e sirva quente.

Da última vez que fiz, deram 14 panquecas. O recheio e as panquecas deram na conta.

Se sobrar recheio, pode comer à parte ou colocar por cima das panquecas antes de colocar o molho, e se sobrarem panquecas, pode-se cortar em tiras e comer com molho e queijo como se fosse macarrão, ou rechear com presunto e mussarela, ou só mussarela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese