Feijoada Preguiçosa

Friozinho fora de época, uma chuvinha fraquinha e persistente, merece um prato mais apurado, feito preguiçosamente num panelão de 15 litros, quase sozinho.


Feijoada é um prato extremamente fácil de fazer, mas que assusta muita gente. E é perfeita pra receber os amigos, muitos deles, em casa, sem se matar pra cozinhar. Demora sim, mas é fácil.
Basta trabalhar com ingredientes de qualidade e o resultado será lembrado por muito tempo e com muita saudades por todos os que comerem.

A foto não é minha, peguei no google... mas ficou assim, igual.

Ingredientes

Feijoada

1250g de feijão preto lavado.
4 folhas de louro
500g de carne seca de qualidade
300g de costelinha salgada
100g de couro de porco salgado
400g de lombinho salgado
300g de costelinha defumada
300g de toucinho defumado em peça
3 paios grandes ou até 6 pequenos
3 linguiças calabresas defumadas
2 linguiças portuguesas
pimenta dedo de moça q.b.
2 cebolas médias a grandes
8-10 dentes de alho
salsinha q.b.

Farofa de cebola

2 cebolas grandes
2 dentes de alho
500g de farinha de mandioca torrada
100g de manteiga
azeite q.b.
sal à gosto

Couve

50g de bacon defumado
3 dentes de alho
4 maços de couve
azeite q.b.
sal à gosto.

Vinagrete

3 tomates
2 cebolas médias
1/2 maço de salsinha
1/2 pimenta dedo de moça sem sementes
vinagre
azeite
sal à gosto

Modo de Preparar a Feijoada:

2 dias antes de servir, dessalgue as carnes salgadas colocando-as de molho em um recipiente de vidro ou inox com água gelada, coberto, na geladeira. Troque essa água 3x ao dia, sempre colocando água gelada e mantendo na geladeira.

Na véspera de fazer o prato, escolha o feijão, lave bem e coloque-o de molho em água fria, coberto, em local fresco.

6 horas antes da hora de servir, coloque o feijão pra cozinhar em fogo baixo, num caldeirão de 15 litros com a água do molho e as folhas de louro, por 40 a 50 minutos contados do início da fervura. O feijão tem que estar coberto de água o tempo todo. Se precisar acrescentar, use água fervendo, então deixe a chaleira abastecida noutra boca do fogão para essa eventualidade.

Passado esse tempo, o feijão estará firme porém mastigável. Acrescente as carnes que ficaram de molho para dessalgar, picadas em pedaços. Deixe que ferva lentamente, sempre coberto de água, por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando.

Acrescente então as carnes defumadas cortadas e deixe ferver da mesma forma por outros 40 minutos, mexendo de vez em quando.

Agora acrescente as linguiças defumadas sem pele e cortadas em rodelas. Corte cada tipo de uma maneira para poder reconhecer cada um depois de cozidas. Deixe ferver devagar até que o feijão fique macio e o caldo comece a engrossar.

Pique a cebola, o alho, a pimenta (sem sementes se não quiser ardido) e a salsinha finamente e refogue em uma frigideira com azeite até que a cebola fique transparente e o alho comece a querer pegar cor. Acrescente o refogado à panela do feijão e lave a frigideira com um pouco do caldo, devolvendo ao caldeirão em seguida para não perder nada.

Mantenha fervendo em fogo muito brando, completando com água sempre que necessário e mexendo de pouco em pouco até que o feijão fique bem macio e o caldo engrosse.
Sirva bem quente com os acompanhamentos e arroz branco.

Modo de preparar a couve:

Lave a couve e retire, com ajuda de uma faca, os talos grossos. Arrume as folhas em pilhas com 8 folhas, enrole apertado formando um charuto e pique finamente. 

Pique à parte o alho em lâminas finas e repique um pouco. 

Depois da couve cortada, aqueça bem uma panela grande, acrescente um bom tanto de azeite e neste frite o bacon até começar a ficar crocante. Jogue o alho picado, que vai fritar quase imediatamente. Quando o alho começar a pegar cor, vá jogando a couve picada aos punhados e mexendo constantemente, até que murche e toda a couve tenha sido colocada na panela. Acerte o sal e reserve. Cuidado com o sal, couve fica salgada facilmente.

Modo de preparar a farofa:

Em uma panela funda, aqueça azeite e coloque a cebola picada até que comece a pegar cor e então acrescente o alho picado, mexendo para não queimar. Quando o alho começar a pegar cor, jogue a farinha toda de uma vez e misture bem. Acrescente a manteiga cortada e mexa vigorosamente para incorporar tudo até que torre por igual, ficando mais morena. Desligue o fogo, acerte o sal e mexa mais um tempo para que não queime no fundo, até que a panela esfrie um pouco.

Modo de preparar o vinagrete:

Pique os tomates em cubinhos, a cebola em cubinhos e a salsinha. Misture tudo em uma tigela e tempere com cerca de 1/2 xícara de azeite, 1/6 xícara de vinagre de vinho e sal. Há quem goste de colocar pepino picado com casca, mas pra feijoada acho que não combina muito bem.

Fiz no último final de semana, na sexta. Comemos em 12 pessoas e ainda sobrou bastante para congelar para 5 almoços. O custo total foi de uns 80 reais. Se você não for chamar de 20 a 25 pessoas pra te ajudar a comer, recomendo fazer meia receita! Mas aviso: feijoada fica mais gostosa se feita em quantidade. Fazer pouquinho não fica tão gostoso, então, bora chamar os amigos/parentes/blogueiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Coxante assado com maionese