Inventando moda: Lasanha com Massa de Panqueca
Preparei essa receita agorinha mesmo e posso afirmar sem erro que ficou fantástica. Uma lasanha diferente, leve, macia e muito, muito saborosa. Recomendo que experimentem.
A inspiração veio do macarrão de panquecas do Joaquim, postado sexta passada. Fiz molho para uma macarronada, mas como não pretendia fazer outro prato e achando só macarrão, por mais que ficasse bom, ia ser pouca coisa pra se comer como prato único, resolvi incrementar e resolvi fazer uma lasanha normal - que fiz pros chatos de plantão familiares avessos a novas experiências, mas aproveitei o embalo e os ingredientes em comum pra por minha ideia em prática.
As quantidades são exatamente as que utilizei hoje. Rendeu um pirex redondo de 25 cm com 8 camadas de recheio.
Ingredientes:
Massa:
1 ovo
320 ml de água
32g de óleo neutro
1 colher de chá de sal, cheia
40 ml de bebida destilada - usei conhaque comum
farinha até dar o ponto, usei 130g
Molho
200g de carne moída
1 cebola pequena picada em cubos mínimos
2 folhas de louro, de preferência fresco
1/2 colher de sopa rasa de orégano
1 colher de sopa de extrato de tomate elefante - finja que não existe outra
1 1/2 colher de chá de tempero pronto (arisco com pimenta)
1 caixa de polpa de tomate pomodoro ou 1 lata grande de tomate pelado picado ou o equivalente em passata (meio vidro)
150 ml de água
1 colher de manteiga ou margarina, rasa.
Recheio
200g de presunto fatiado
250g de mussarela fatiada (usei ralada por ser o que eu tinha)
Preparo:
Comece pelo molho, pois esse demora!
Em uma panela seca e bem quente, coloque a carne moída e mexa para não empelotar, até não haver mais vermelho. Acrescente a cebola, o louro e o tempero pronto e mexa até a cebola ficar transparente. Coloque o extrato de tomate e misture, permitindo que frite um pouco, se grudar tudo bem, mas não deixe que queime. Coloque a polpa de tomate (ou seu substituto) e misture, desgrudando qualquer coisa que tenha grudado na panela. Acrescente o orégano e deixe cozinhar, tampado, mexendo de vez em quando. Se começar a secar, coloque água aos poucos e misture, deixando cozinhar mais. Deve cozinhar por pelo menos 1 hora, mas se cozinhar 4, melhor, só não deixe secar completamente ou vai queimar. Use a boca mais fraca do seu fogão, sempre no fogo mínimo. Como no meu hoje usei passata, ferveu por 3 horas.
Quando o molho estiver quase pronto, prepare as panquecas batendo tudo no liquidificador e vá colocando a farinha até dar o ponto. Eu me guio pela espuma formada ao desligar o liquidificador depois de bater um pouco. Se espumar, mais farinha. Se formarem só algumas bolhas e mesmo essas demorarem alguns poucos segundos pra subir, está no ponto. Se estiver muito grosso, afine colocando água aos poucos. Se a massa ficar espessa, as panquecas sairão grossas. Prefiro as minhas finas. Deixe descansar por uns 5 minutos antes de fritar para eliminar as bolhas.
Usando uma frigideira antiaderente de bom tamanho, levemente untada e aquecida, frite as panquecas adicionando porções da massa e inclinando a frigideira em círculos para distribuir a massa, que deve ser fina. Se estiverem ficando muito grossas, afine mais com água, só misturando ou batendo brevemente. Reserve as panquecas obtidas empilhando em um prato.
Tudo pronto, vamos à montagem. Num refratário, coloque um pouco de molho. Coloque panquecas para formar uma camada, sem muita sobreposição. Como eu usei um pirex redondo, a minha foi de uma panqueca por camada. Distribua presunto, queijo, molho e repita as camadas. Repita até esgotarem as panquecas, coloque molho e mais mussarela por cima de tudo.
Salpique queijo parmesão e leve ao forno préaquecido a 180ºC por 15 minutos ou até gratinar. Se tiver dourador, coloque na parte baixa do forno e ligue o dourador depois de 10 minutos, retirando quando gratinar como desejado. Se não tiver dourador no seu forno, coloque o refratário na parte superior e asse até gratinar.
Sirva quente com molho e queijo parmesão.
Dica: porcione a lasanha em pedaços usando uma faca - serrando cuidadosamente e não apertando - antes de tentar tirar qualquer porção. Por ser uma massa mais leve que a massa tradicional, ela parte com facilidade e desmancha mais fácil ainda.
Comentários
Postar um comentário