Molho de Macarrão com Carne

Essa receita é minha mesmo. É assim que eu faço um molhinho rápido para um macarrão do dia a dia, é o molho que o meu filho comeria todos os dias se eu fizesse e que todo mundo que experimenta aprova.

Essa é a versão básica, no final eu digo coisas para incrementá-lo e assim alcançar outro nível.

Ingredientes:

1 caixa de polpa de tomate Pomodoro. Sério, não serve outra. Já experimentei diversas e só essa funciona.

1/2 cebola picada finamente

150g de carne moída (uso patinho magro)

1 colher de óleo ou azeite 

1 folha de louro fresco e não aquelas múmias que vendem em saquinhos no supermercado. Alguns supermercados tem folhas em um saco maior na seção refrigerada, ou conforme sua sorte, algum vizinho tem um pé em casa e te cede um galho e você pode guardar louro para um ano no congelador (obrigado, Mercedes!)

1 colher de sopa rasa de extrato de tomate (uso elefante)

1 colher de chá de orégano seco

1 colher de chá rasa de tempero pronto - uso Arisco com pimenta e só recomendo esse - ou sal.

1 colher rasa de margarina ou manteiga

Modo de preparar:

Em uma panela grande coloque ao menos 3 litros de água para ferver com uma colher de sal para cozinhar o macarrão. Coloque o macarrão quando abrir fervura e cozinhe até que fique no ponto desejado. Sem puritanismo aqui! Se você gosta de macarrão bem cozido, coma assim. Se prefere ao dente, você escolhe.

Aqueça outra panela menor, coloque o azeite/óleo e refogue a carne mexendo sempre para que não se formem pelotas. Desfaça as que aparecerem pressionando com a colher. Acrescente a cebola, o louro e o tempero pronto e mexa um pouco. Coloque o extrato e mexa. Não se preocupe com algum grudado na panela, ao contrário, agradeça pelo sabor que isso vai proporcionar.

Coloque a polpa de tomate toda, coloque um pouco de água na caixinha da polpa, feche com os dedos e sacuda. Coloque essa água também na panela. Coloque o orégano e mexa para desgrudar qualquer grude da panela, tampe deixando um vão, abaixe o fogo e deixe que cozinhe até querer secar - a medida que o molho apura ele engrossa e chegam a aparecer furos por onde o vapor escapa. Quando isso acontecer, coloque uma ou duas conchas da água da fervura do macarrão e a manteiga. Deixe ferver mais alguns minutos e reserve. Se ainda não fez o macarrão, pode desligar a panela do molho até que este esteja cozido e possa ceder as conchas de água, ou, se não for opção, pode acrescentar água mesmo.

Para incrementar, pode-se aumentar a carne, substituir por carne de panela previamente preparada, usar carne de porco misturada à de vaca, trocar a polpa de tomate por uma lata grande de tomate pelado picado ou passata de tomate ou mesmo por 1 kg de tomate bem maduro, batido no liquidificador só retirado o cabinho - mas nesse caso demorará bem mais para cozinhar e ainda pode requerer o uso de uma colherinha de chá de açúcar e mais manteiga, por ser mais ácido. Quando faço com tomates, dobro a receita toda e cozinho lentamente por 3 horas, às vezes mais, sempre de olho para não secar. Aí fica ideal pra acompanhar uma massa fresca e um parmesão muito bom. O resultado final compensa, e fica melhor ainda se não for batido com as sementes.

Também costumo empregar em ocasiões especiais um punhado de fungui secci, um tipo de cogumelo seco, geralmente portobello, italianos ou chilenos, vendido em bons empórios e alguns supermercados mais refinados. É caro sim, mas usam-se apenas algumas gramas, cerca de 10g para fazer uma boa panelada. Se for usar, deixe os cogumelos de molho por 30 minutos em água fria, pesque-os dessa água e esprema-os sem perder o liquido e jogue-os na panela. Deixe o liquido que sobra decantar e acrescente à panela do molho, só não use o fundo decantado que parece areia - são os esporos do cogumelo que às vezes vem junto e são duros e desagradáveis no prato. É só deixar decantar, não misturar ao liquido ao manipular e nem chegar até o finalmente da água quando for colocar na panela. Ainda que se descarte um pouco da água, a maior parte e o sabor foram onde deveriam ir. O sabor que proporciona é incrível, mesmo sendo tão pouco, com um cheiro ótimo, e ainda dá ao molho um tom amarronzado bastante distinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese