Croquete de Carne Simples
Uma receita da sobrinha da minha avó, a Nenê. Bem simples, até porque croquete é croquete, não tem porque complicar, já é bom assim como é. Rende uns 12~15 croquetes, conforme o tamanho. Dobre tudo se desejar.
Ingredientes:
300 g de carne de vaca moída
Alho à gosto
Meia cebola finamente picada
Cheiro verde à gosto
1 ou 2 folhas de manjericão, ou mais se for como as do meu pé, minúsculas.
Leite quanto baste
Farinha de trigo até dar o ponto
Farinha de rosca para empanar
Receita de cozinheira raiz é assim mesmo, tudo a olho.
Modo de fazer:
Aqueça bem uma panela e frite a carne em fogo forte tal como sai do pacote, sem óleo nem tempero, mexendo bem e amassando para não se formarem grumos de carne, até dourar um pouco e secar a água que solta. Acrescente o alho e a cebola e refogue ligeiramente. Coloque leite até que cubra tudo, misture e coloque farinha até montar uma massa pesada, mexendo sempre, até que solte e desgrude da panela. Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e o manjericão bem picados, misture e deixe esfriar um pouco até que consiga manipular com as mãos sem se queimar.
Pegue pequenas porções dessa massa e enrole dando forma de croquete - um cilindro de pontas arredondadas com 2~2,5 cm de diâmetro e 5~7 cm de comprimento.
Feito isso, molhe os croquetes um à um em um potinho com água filtrada, escorra e passe-os por outro potinho com farinha de rosca. Frite em óleo quente até que dourem, escorra em papel absorvente e sirva ainda quentes, com molho de pimenta ou outros de sua preferência.
Comentários
Postar um comentário