Kibe Cru, do meu jeito

Kibe cru.... ame-o ou fuja dele. É daqueles pratos que quem gosta GOSTA, quem não gosta nem chega perto, tem nojo, acha absurdo alguém comer isso. O fato é que ninguém é obrigado a gostar ou comer o que não gosta, só deve respeitar quem gosta e quer comer.

Só observe que a procedencia e a frescura da carne a ser empregada é muito importante. Nada de usar carne que veio embalada à vácuo de um frigorífico industrial a centenas ou mesmo milhares de quilometros, muitas vezes misturado a aparas inindentificáveis de outros cortes e gordura. A carne deve ser fresca, limpa e magra, comprada de um açougue que processe sua própria carne obtida em quartos ou metades de gado certificado e inspecionado, de preferência da sua própria região. Toda cidade tem um açougue desses, até alguns supermercados locais oferecem esse tipo de produto. Eu uso patinho magro, peço para o açougueiro limpar bem e moer uma única vez.

E mais: essa é a minha maneira de fazer. Os puristas vão dizer que está errado, que misturar a cebola com a carne faz com que ela fique cinza, vão afiar suas cinitarras e me caçar na rua aos gritos de "infiel", mas é o meu jeito de fazer e é assim que eu gosto de comer. Me sinto bem fazendo assim e acho dessa forma mais seguro, pois, apesar de não ir ao fogo pra cozinhar, as enzimas da cebola estão cozinhando quimicamente a carne ao roubar-lhe a cor. Peço desculpas e recomendo experimentar antes de me procurar.


Ingredientes:

500g de carne moída fresca, limpa e magra (nunca é ruim avisar de novo)
250g de trigo para kibe
2 cebolas médias
as folhas de um punhado de ramos de hortelã fresco
sal à gosto
pimenta síria à gosto
azeite de oliva


Modo de preparar:

Coloque o trigo em uma tigelinha e cubra-o com água filtrada e fria, deixando passar entre 0,5 e 1 cm acima da superfície, deixando que hidrate por 1 hora, tampado.

Perto desse tempo se completar, passe para uma peneira e aperte para eliminar o máximo da água em excesso. 

Descasque as cebolas. Se tiver e for usar processador de alimentos, comece processando bastante essa cebola com a hortelã, para formar um purê grossinho. Se for usar moedor, passe cebolas e hortelã antes de tudo. Se não dispuser nem de um, nem de outro, rale ou pique bem com a faca, bem fino mesmo.

Misture o purê de cebola e hortelã obtida à carne e ao trigo. Tempere com o sal, um pouco de azeite e a pimenta síria e torne a misturar tudo. 

Disponha em uma travessa e alise a superfície com as costas de uma colher. Regue com azeite, enfeite com umas folhas de hortelã. Deixe descansar algum tempo na geladeira e depois sirva acompanhando um bom pão sírio, folhas de alface, cebola em pedaços e azeite. Se houver hommus pra comer junto, é festa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese