Batata, Berinjela e Pimentão
Acompanhamento clássico na casa da minha avó, figurinha carimbada em diversas ocasiões, inexplicavelmente viciante, ótima pra reforçar a mistura de qualquer almoço. Vai bem com tudo que não inclua esses ingredientes de maneira aparente.
Ingredientes:
1kg de batata boa pra fritar
2 berinjelas grandes firmes.
2 pimentões - qualquer cor, mas se colocar vermelho e verde fica lindo!
sal
azeite ou outro óleo para grelhar, óleo para fritar.
Modo de Fazer:
Corte as batatas em cunha (ao meio, cada metade ao meio, cada quarto ao meio), formando 8 pedaços de cada batata. Geralmente faço com batatas descascadas, mas a casquinha fica ótima também. Reserve em água e escorra bem a porção que for usar. Frite todas em óleo quente (são batatas normais, basta fritar)
Corte os pimentões em tiras de tamanho próximo ao das batatas cortadas, retirando qualquer parte branca e sementes. Reserve.
Corte as berinjelas em toletes longos como as batatas.
Grelhe bem as berinjelas em panela antiaderente quente com o mínimo de azeite que puder empregar. Berinjela chupa muito o óleo e isso é ruim para o prato, então devagar no azeite dela. Reserve.
Na mesma panela, grelhe as tiras de pimentão.
Junte as berinjelas e o pimentão às batatas e misture delicadamente pra não detonar tudo, salgue à gosto e sirva.
Outro modo de fazer:
O tradicional é o descrito acima, mas para os neuróticos com gordura aqueles que preferirem uma versão menos frita, pode fazer assando. Para isso, unte uma assadeira com óleo ou azeite, salgue um pouco as batatas já cortadas da mesma forma que acima e coloque para assar por uns 20 minutos, enquanto corta os demais ingredientes.
Passado esse tempo, junte as tiras de pimentão e os toletes de berinjela às batatas semi-assadas, aproveitando para mudá-las de posição e alternando os ingredientes. Volte tudo para o forno e deixe assar até as batatas corarem. Salpique com sal à gosto.
Fica bom? Sim. Quase tanto quanto a maneira tradicional, e confesso que tenho feito mais vezes dessa forma que da tradicional.
Comentários
Postar um comentário