Couve-Flor na Massinha

Essa é das da minha avó. Saudades dela e do prato! Ela fazia bastante quando eu era pequeno e eu adorava comer roubando da travessa enquanto ela fritava. Funciona com couve-flor mas também com brócolis, com cenoura em toletes, delicioso com beringela em rodelas, abobrinha em rodelas, até de chuchu já comi e ficou muito muito bom, e eu sou daqueles que chama, com despreso, chuchu de quarto estado da água - sólido, líquido, gasoso e chuchu. 😁



Ingredientes:

Couve-flor (ou outra coisa)
2 ovos
350 ml de água
1 colher de chá rasa de sal
1/2 colher de fermento químico (de bolo)
farinha para dar o ponto 
folhas de salsinha à gosto
óleo para fritar


Modo de Preparar:

Limpe o couve-flor (ou outra coisa) e corte em floretess com tamanho regular, entre o de uma bolinha de ping-pong e um ovo pequeno. Fervente em água e sal brevemente - não precisa ficar mole, só deixar de ser tão crocante. O mesmo para brócolis. Para chuchu, corte-o em lascas grandes como batatas rusticas, gordinhas, e fervente da mesma maneira, com sal. Escorra e deixe esfriar para manipular. Querendo assim, pode fazer diversas coisas na massinha juntas.

Prepare a massinha batendo os ovos, a água, o sal e a farinha no liquidificador. Regule a farinha pra obter um massa um pouco mais espessa que a de panqueca. Misture as folhas de salsinha picadas e o fermento.

Mergulhe os floretes (ou outra coisa) nessa massa, um pouco por vez, e pesque-os com ajuda de um garfo ou, tendo habilidade, palitos japoneses e coloque-os para fritar em óleo quente, um a um, até que a massinha fique dourada. Retire do óleo e passe para uma peneira ou travessa com papel toalha para escorrer e eliminar o excesso de óleo. Se sobrar massa, coloque pra fritar de colheradas pequenas, resultam em um bolinho delicioso.

Salpique sal à gosto se precisar e sirva quente, acompanhando a refeição. 

Existe ainda uma versão com massa feita de cerveja, farinha, fermento e sal, que pode ser usada pra empanar dessa forma, que vai bem até com peixe! É muito comum na Inglaterra, bacalhau fresco ou outro peixe branco passado nessa massa e frito, acompanhando batatas fritas, tudo temperado com sal e (argh!) vinagre. Um limãozinho só no peixe, eu ainda entendo, mas vinagre assim, sei não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese