Hommus, mais conhecido como Pasta de Grão de Bico

Hommus, ou pasta de grão de bico, é ótimo pra comer com pão sírio, com tabule, com kibe, com esfiha, com cachorro quente, espetinho de carne - principalmente se for carneiro - é tão bom que é capaz de ficar bom até na sobremesa. Tá, nem tanto, sobremesa também não, me empolguei um pouco, mas que é bom, é! Experimentem com kibe cru, salada de folhas, pepino, pão sírio e verão.


Ingredientes:

500g de grão de bico cozido
1 limão espremido
1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim comprada. Supermercados costumam ter)
1 colher de sobremesa de alho amassado
sal à gosto
azeite.

Preparo:

Se precisar cozinhar seu grão de bico, escolha bem, lave e deixe de molho de véspera em água (igual feijão). Cozinhe na pressão até que fiquem macios mas firmes, sem desmanchar. Escorra o grão de bico e reserve ambos - água e grão de bico.

Coloque o grão de bico já cozido e escorrido no liquidificador, o suco de limão, a colher de tahine e o alho. Bata colocando água se necessário, pode ser do cozimento do grão de bico. Use o menos possível de água que conseguir para que fique uma pasta firme e lisa. Ajude com uma colher se precisar. Acerte o sal e misture.

Se você não gosta muito do sabor do alho cru, pode reduzir a quantidade, mas não recomendo suprimir de todo. Gostando do saborzinho picante, divirta-se.

Transfira para uma travessa e regue com um pouco de azeite. Coma acompanhando o que quiser, fica ótimo com salada de folhas e pepino, tabule, kibe cru, pão sírio, torradas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese