Charuto de Repolho

Prato simples, saboroso e que sustenta bem. Precisa de um panelão pra fazer, verdade, dá um certo trabalho pra fazer, mas não é nada exorbitante. E além de trazer bons nutrientes e ser magrinho, satisfaz bem até sozinho. 

Minha avó fazia, mas eu, ainda pequeno e tonto, não comia. Tenho certeza de que o dela devia de ser ótimo.



Ingredientes:

8~10 folhas de repolho grandes, as primeiras de fora, cortadas próxima ao caule e removidas com cuidado pra não rasgarem
300g de carne moída magra
1 copo de arroz cru
1 cebola
1/2 caixa de polpa de tomate
uma colher de chá (rasa) de pimenta síria (a mistura de pimenta da jamaica, canela e especiarias vendida sob esse nome)
sal ou tempero pronto à gosto
um raminho de hortelã fresco (opcional)
molho de pimenta (opcional)


Modo de Preparar:

Cozinhe as folhas de repolho no vapor ou no microondas para que amoleçam um pouco. Corte a cebola em cubos pequenos. Misture um pouco menos que a metade da cebola, a carne e o arroz cru em uma travessa, tempere com sal (ou o tempero pronto) e parte da pimenta síria e misture bem. Se gostar pode juntar algumas folhas de hortelã picadas à essa mistura, mas não muitas para que o sabor deste não domine o prato.

Em um panelão que comporte seus charutos lado a lado no fundo, coloque um pouco de azeite, a cebola restante e refogue brevemente até que esta fique transparente. Tempere com sal, o restante da pimenta síria, a polpa de tomate e um pouco de água pra afinar um pouco. Deixe ferver por alguns minutos e desligue.

Divida mentalmente a mistura de carne e arroz em 8 ou 10 porções. Pegue cada folha de repolho e coloque uma porção da mistura de carne perto de uma das bordas e enrole como uma panqueca, só a primeira volta. Dobre as pontas abertas para dentro de modo a fechá-las e continue enrolando até o final. Coloque-os no molho, lado a lado, encaixando pra que cubram o fundo da panela e o molho fique próximo à metade da altura dos charutos. Coloque o ramo de hortelã por cima, sem destacar as folhas. 

Tampe a panela e volte ao fogo fraco por 20~30 minutos para que o arroz e a carne cozinhem dentro dos charutos. Regue com um fio de azeite e sirva quente. 

Dispensa acompanhamento. Uma pessoa normal comendo apenas isso no almoço se satisfaz com 2 ou 3, conforme o tamanho das folhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese