Virado à Paulista

Virado à paulista é um patrimônio do estado de São Paulo, com reconhecimento pelo Condepaat e tudo mais. Originalmente apenas um feijão engrossado levemente por farinha de milho ou mandioca, acompanhado de toucinho de porco, aparece lá nos tempos de antigamente, muito antes do guaraná de rolha, no século XVII. Fez parte do cardápio dos bandeirantes (apesar de talvez ser evitado pelas bandeirantes de hoje que queiram manter a forma e com certeza banido entre aquelas que não comam carne... A estas agradeço, sobra mais! Hehehe)

Posteriormente foram acrescidas bistecas de porco, arroz, torresmo, couve, ovo frito, banana e linguiça.

Por ser um prato composto, um cardápio inteiro sobre si mesmo, vou juntar as receitas dos elementos principais. Os obrigatórios, para mim, são o virado em si, a bisteca, a couve e o ovo frito. Eu não dispenso a banana, mas faculto sua fritura - para mim, a fruta em si, cortada em rodelas, já basta.



Ingredientes:

Virado:

1 litro de feijão cozido
2 dentes de alho
1/4 cebola picadinha
Farinha de mandioca crua q. b.
100g bacon em cubos
sal à gosto

Bisteca de Porco:

4 bistecas de porco de espessura média
1 dente de alho
pimenta do reino à gosto
suco de meio limão
sal à gosto

Couve Refogada:

1 maço de couve
3 dentes de alho
óleo para refogar
sal à gosto

Acompanhamentos:

Arroz branco
Banana frita ou crua
Torresmo
Linguiça de porco fina, frita
4 ovos fritos

Modo de Preparar:

Comece temperando a bisteca com o dente de alho amassado, o limão, sal e pimenta do reino. Reserve.

Lave a couve, enrole as folhas como charutos e corte o mais fino que conseguir. Quanto mais fino, melhor. Coloque a couve já picada em um escorredor enquanto pica as demais folhas. Aqueça uma panela de fundo grosso, e nela coloque um pouco de óleo e o alho cortado em fatias. Adicione a couve antes que o alho comece a dourar, aos poucos, e vá mexendo sempre. Assim que murchar a primeira porção, vá acrescentando mais couve até que acabe. Mexa mais um pouco. Salgue levemente. Cuidado com o sal, couve fica salgada facilmente. Mexa para distribuir o sal e desligue o fogo. Abafe e reserve.

Em outra panela, coloque um pouco de óleo ou azeite e o bacon. Frite até ficar dourado. Reserve metade do bacon frito para enfeitar depois e no restante, adicione a cebola, refogando até que fique transparente. Adicione o alho amasado, refogue rapidaemente sem deixar que doure e coloque 2/3 do feijão cozido. Deixe que ferva um pouco. Bata o restante do feijão no liquidificador até obter um creme e junte à panela. Deixe ferver por 5 minutos e então coloque a farinha de mandioca aos poucos e vá misturando, até obter uma consistência mais pastosa, sem engrossar. Desligue o fogo e reserve.

Aqueça bem uma panela de fundo grosso, preferencialmente de ferro fundido, pesada. Adicione um pouco de óleo e frite as bistecas, sem entupir a panela. Se a sua comportar só duas por vez, faça duas por vez. Deixe-as fritando sem mexer até que forme uma casquinha de um lado antes de virar e fritar o outro lado, novamente sem mexer até a casquinha se formar.

Frite os ovos um a um em óleo e reserve.

Em uma travessa, coloque as bistecas de um lado, o feijão do outro, a couve no meio, salpique o feijão com o bacon frito reservado, arrume os ovos, as bananas, as linguiças e o torresmo. Sirva o arroz à parte.

Sirva imediatamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese