Struffoli ou Pinholata
O nome correto dessa iguaria natalina é struffoli, mas cresci e engordei vários dos meus vários quilos comendo pinholata, que é o nome que usávamos. O simples fato de o chamarmos por outro nome rendeu muitas e muitas horas infrutíferas à procura de uma receita mais italiana do que só daquele bando de italiano falsificado que tínhamos em casa.
Como imigrantes, os italianos "daqui" tiveram que adaptar muito de suas receitas de família aos ingredientes disponíveis deste lado do atlântico. De alguns só ouvi falar já adulto, e esta receita usa um desses ingredientes, o limoncelo, um licor de limão siciliano muito comum por lá e só encontrável em importadores aqui, ou produzidos localmente com novas adaptações possivelmente duvidosas.
Ingredientes:
- 400g de farinha multiuso, mais o extra para polvilhar- 3 ovos grandes
- 1 gema de ovo
- 40g de açúcar granulado
- 60g de banha
- ~ 1 colher de chá de raspas de limão siciliano, ma va bene, use o que tiver.
- Sal
- 4 colheres de chá de limoncello ou rum
- Óleo de fritar limpo, nada de usar o óleo que fritou coxinha!
- 200g de mel
- Confeitos granulados coloridos para cobertura
- Cerejas em calda para cobertura, vermelhas e, se encontrar, verdes - não importa, é tudo chuchu colorido mesmo. Se não achar ou preferir, vai de fruta cristalizada ou não põe nada, pode até ser melhor. É enfeite, então se quiser pode usar balas de goma verdes e vermelhas, bem "natalinas", ok? O doce é teu, faça como os antepassados, adapte ao seu gosto.
Modo de preparar:
Despeje a farinha em uma pilha sobre uma superfície de trabalho grande e limpa e faça uma cavidade, um vulcãozinho de farinha. Na cavidade, acrescente os ovos, a gema, o açúcar, a banha, as raspas de limão, uma pitada de sal e 3 colheres de chá de limoncello.
Usando sua mão, comece a misturar os ingredientes enquanto incorpora a farinha ao redor. Quando uma massa manejável se formar, amasse até que fique bem lisa e uniforme. Embrulhe a massa em plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas.
Quando a massa descansar, polvilhe generosamente uma assadeira grande ou uma tábua de cortar com farinha. Corte um pequeno pedaço da massa da bola principal e enrole-a manualmente até formar uma minhoca longa, com cerca de 1 dedo de grossura. Corte esta cobra em pequenos pedaços, também com cerca de um dedo de largura. Coloque essas bolinhas de massa na assadeira enfarinhada e repita com o restante da massa.
Encha uma panela grande e funda com cerca de 5 centímetros de óleo de fritura e leve à temperatura média / alta. Coloque 2-3 punhados de bolas de massa em uma peneira de rede, sacuda-as levemente para remover o excesso de farinha e despeje-as cuidadosamente no óleo. Frite, mexendo ocasionalmente, até dourar. Remova-os com uma escumadeira para um prato forrado com papel toalha.
Repita esse processo até que todas as bolas estejam fritas.
Agora é hora de glacê-los! Coloque o mel e o restante da colher de chá de limoncello em uma frigideira grande em fogo médio/baixo. O mel vai derreter e virar um líquido e, assim que começar a borbulhar, coloque os bolinhos fritos na frigideira.
Mexendo e virando sempre, continue cozinhando os struffoli até que o excesso de mel do fundo da panela seja absorvido pela massa. Desligue o fogo e deixe esfriar por 1-2 minutos antes de empratar.
A maneira mais simples de servir o struffoli é em uma grande pilha em um prato de servir. Se você estiver se sentindo extravagante, também pode amontoá-los em torno de um copo ou jarro, que pode ser removido posteriormente para criar um formato de guirlanda.
Em qualquer caso, arrume cuidadosamente os struffoli conforme desejado. Enquanto o mel ainda está morno o bastante, polvilhe a sobremesa com granulados coloridos. Se você fez uma forma de anel, espere até que o mel esfrie, mas não esteja completamente endurecido, antes de remover cuidadosamente o copo central.
Por fim, cubra o prato com algumas cerejas cristalizadas bem colocadas. Deixe o mel esfriar e endurecer completamente antes de servir.
Comentários
Postar um comentário