Farofa "Doce" para Rechear a Ave Natalina

A farofa "doce" ganha essas aspas por não ser propriamente doce. É uma farofa salgada que recebe algumas nozes, castanhas e frutas secas, ficando assim "adocicada", mas não vamos gerar mais polêmica sobre o assunto. Já bastaram todas as polêmicas em torno do tema que ouvi em todo natal até mesmo depois de me casar. Natal não é tempo disso.

Essa é a farofa que recheia o papo do Peru. Outras aves do tipo não tem um papo muito pronunciado que permita o emprego sem uma cirurgia plástica intrincada, dessas que fariam o Pitangui bater palmas, então recheie o peru com ela, ou outra ave por sua conta e risco.


Ingredientes:

200 g de Farinha de mandioca torrada
1 cebola picada
1/2 maço de salsinha
50g de nozes descascadas
50g de castanhas do pará
50g de passas sem semente
50g de ameixas secas sem caroço
50g de figo seco turco
100g de manteiga

Modo de fazer:

Descasque e pique a cebola em cubos pequenos. Pique as nozes e castanhas grosseiramente. Pique as passas, ameixas e figos. Os pedaços de tudo isso devem ficar aproximadamente iguais. Remova a salsa dos talos, picando estes finamente e as folhas grosseiramente.

Aqueça a manteiga em uma panela para que derreta, e nesta refogue a cebola com os talos picados de salsinha, para que murchem. Acrecente as nozes e castanhas e mexa. Acrescente a farinha e as frutas picadas, mexa até que a farofa comece a mudar de cor. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada, mexa e tampe. Reserve para rechear a ave.

Fotos depois que fizer eu tiro e posto. Na próxima receita ensino como fazer a ave.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese