Farofa Salgada para Recheio de Aves Natalinas




Desculpem pela reedição, mas ceia de natal é um evento ligado à tradição e o cardápio é tradicional também, pouco muda

Está chegando o natal, e aberta a temporada de comilança, e natal exige uma ave natalina bonita, rechonchuda, assada no ponto, dourada e - obrigatoriamente - recheada de farofa!

A farofa do recheio pode ser salgada ou doce. Tradicionalmente, na minha família nos tempos da minha avó, a ave escolhida era o peru e as farofas, as duas, doce e salgada, recheavam a estrela da ceia até não mais caber.

A farofa doce - a qual ensino depois - recheava o papo do peru, e a salgada recheava o abdomen da ave.

Ingredientes:

A moela da ave escolhida (eu só uso a moela, o fígado de que não gosto, destino a alguém que aprecie ou ao cachorro, já que não tenho gato)
Toucinho defumado ou bacon, à gosto mas sem miséria
1 cebola média para grande 
1 xícara de salsinha, não socada
meio pimentão vermelho ou amarelo
1 xicara de azeitonas verdes com caroço
1/2 calabresa
1 tomate maduro carnudo
pimenta calabresa à gosto (opcional)
2 xícaras de farinha de mandioca torrada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
sal à gosto

Modo de Preparar:

Limpe a moela retirando a pele fibrosa e pique em cubos. Retire a pele da calabresa e pique em cubos. Reserve-os. Pique a cebola em cubos e reserve. Retire as folhas da salsinha dos talos, pique os talos finamente, as folhas grosseiramente e reserve. Descaroce as azeitonas (e não, não pode usar azeitonas sem caroço nem picadas, pois essas não tem gosto) e corte em rodelas. Limpe o pimentão retirando totalmente as sementes e as partes brancas, corte em cubos e reserve. Corte o tomate em cubos, deixando pele e sementes e reserve.

Aqueça uma panela com fundo grosso e de bom tamanho. Adicione uma pequena quantidade de óleo para ajudar a fritar e coloque o toucinho e a moela picada. Assim que cozinhem um pouco, adicione a calabresa e frite mais um pouco. Quando começar a dourar, adicione a cebola e os talos da salsinha e mexa até que esta fique transparente. Junte o tomate, o pimentão e a pimenta calabresa e refogue ligeiramente Coloque a manteiga pra derreter e depois adicione um pouco de água. Adicione a farinha e mexa bem. Desligue o fogo e adicione as azeitonas e as folhas de salsinha, misture bem. Não é pra ficar muito seca. pelo contrário, deve ficar um pouco úmida, quase um couscous, então se quiser pode adicionar um pouco da água da azeitona pra realçar o sabor. Acerte o sal, tampe e reserve para rechear sua ave.

Não saberia precisar a quantidade, mas é bom que sobre um pouco. Se acontecer, misture essa farofa extra à farofa que já recheou a ave e regue com um pouco do molho da assadeira. Vai ter quem repita o arroz com a farofa e passe reto da ave.

Dessa vez não tem foto (ainda), porque era importante postar a receita antes do natal e eu só vou fazer quando for hora. Quando fizer eu edito e posto.

Feliz Natal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese