Risoto (receita base)
Mais que um simples arroz misturado, risoto é um prato em si, uma técnica própria, um prato em que é mais você do que a panela que faz o trabalho. Nâo que dê assim tanto trabalho, dá um pouco, requer atenção quse contínua, mas é rápido de fazer e extremamente saboroso.
Vou mostrar aqui a minha leitura de um risoto de champignons com crocante de bacon, mas é uma receita base, simples, que você pode alterar o saboor como desejar, só trocando o bacon e o champignon por outras coisas de que prefira.
Ingredientes:
Caldo (melhor):
1 cenoura
1 cebola média
2 folhas de louro
1/2 talo de salsão
4 1/2 xícaras de água
sal à gosto
Caldo (menos bom, mas serve)
1 caldo de legumes em tablete
4 1/2 xícaras de água
Risoto:
2 xícaras de arroz para risoto (arbóreo, carnaroli...)
1/4 de cebola
1 colher de manteiga
100 ml de vinho branco SECO, ou cachaça, ou conhaque, ou vodka
100~150 g de bacon ou toucinho defumado em cubos pequenos
100g de champignons frescos ou em conserva drenado
100g de parmesão ralado na hora, de boa qualidade
Modo de Preparar:
Antes de mais nada, prepare o caldo. Corte a cenoura, a cebola e o salsão em pedaços grandes e coloque em uma panela estreita e alta com a água, o sal e o louro para ferver em fogo brando por 30 minutos. Se for usar o caldo em tablete, dissolva em água e ferva por 3 minutos.
Em outra panela larga e baixa grande, coloque o bacon para fritar em fogo baixo até que derreta bem e fique crocante. Reserve o bacon deixando a gordura na panela. Refogue brevemente a cebola e adicone o arroz sem lavar e refogue até que esse se torne mais branco. Adicione o vinho ou seu substituto e mexa um pouco. Continue mexendo um pouco até que o vinho seque e o arroz volte a fazer som de fritar. Coloque duas conchas do caldo preparado acima e continue sempre mexendo o arroz até começar a secar e querer grudar no fundo.
Adicione mais uma concha do caldo e o champignon fatiado e siga mexendo, colocando mais caldo sempre que começar a secar.
Se o caldo acabar e o arroz ainda estiver duro, continue usando água fervente, concha a concha, mexendo sempre.
Quando o arroz estiver cozido mas ainda um pouco firme, adicione a manteiga e mexa bem. Desligue o fogo, mexa mais um pouco e adicione o parmesão, misturando. Deixe descansar por 5 minutos tampado e sirva quente, regado no prato com um fio de azeite, um farelinho de parmesão e um pouco do bacon crocante.
O ponto certo é o arroz al dente e bem úmido, mas não molhando ou nadando no caldo, que deve estar cremoso. Serve 3 ou 4 pessoas e pode ser acompanhado por uma salada de folhas com tempero ácido, como rúcula nova temperada com azeite, sal e mais limão que o normal, que realça ainda mais o sabor do prato. Agrião também é ótimo.
Comentários
Postar um comentário