Camarão na Moranga

Camarão é uma daqueles ingredientes que ou você ama, ou nem prova. Aos que nem provam, não sabem o que estão perdendo. Eu gosto.



Ingredientes:

300g de camarão limpo e sem casca de sua preferência
1 moranga madura firme, não muito achatada pra caber o molho
4 tomates bem maduros
1/2 cebola
salsinha à gosto
100 ml de leite de coco
molho de pimenta à gosto
1 colher de chá de amido de milho
3 dentes de alho
suco de 1 limão
sal ou tempero pronto (eu uso arisco e não recomendo outro) à gosto.
300g de muçarela ralada
200g de requeijão cremoso culinário sem amido


Modo de fazer:

Com uma faquinha afiada e muito cuidado, corte a tampa da moranga em cunha. Remova as sementes e os fiapos. Separe as sementes dos fiapos e reserve-as. Passe azeite por fora da moranga e na tampa e esfregue um pouco de sal por dentro. Asse em forno baixo até que fique um pouco macia. Reserve.

Revise a limpesa do camarão, removendo a tripinha escura das costas com ajuda de um palito. Tempere com os dentes de alho amassados e o suco de limão e reserve.

Aqueça uma panela e coloque azeite que lhe cubra o fundo com uma camada fina. Pique a cebola em cubos pequenos e refogue nessa panela até que fiquem transparentes. Enquanto isso, remova o cabinho do tomate e pique em cubos. Adicione os tomates à panela e deixe em fogo baixo até que cozinhem e estejam derretendo. Adicione o molho de pimenta. Coloque os camarões com tempero e tudo e deixe de cozinhem por 3 minutos - mais que isso eles encolhem e quase desaparecem. Acerte o sal/tempero pronto à gosto. Adicione o amido de milho dissolvido no leite de coco, misture um pouco e desligue.

Pegue a abóbora e coloque a muçarela ralada forrando o fundo e as laterais. Despeje o que couber do molho de camarão dentro da cavidade da moranga, deixando 2 dedos para completar. coloque o requeijão por cima e leve ao forno para gratinar.

Sirva quente, com a tampa ao lado para fazer uma graça, acompanhando arroz branco e batata frita ou palha. Pegue sempre o requeijão, o molho, o queijo e parte da polpa da moranga, tomando cuidado que não fure a casca para que não vase tudo na travessa.

Apenas uma observação. O prato é lindo assim, mas se você como eu está mais preocupado com o sabor que com a aparência, pode cortar a moranga assada em pedaços grandes, remover a casca e colocar esses pedaços no fundo de uma travessa que comporte tudo, cobrir com a mussarela, colocar o molho e depois o requeijão e levar ao forno como se a travessa fosse a moranga. O sabor é o mesmo, aproveita-se mais da moranga dessa forma e não se corre o risco de um estabanado furar a casca e derramar o molho no meio na refeição. Não é tão bonito, mas não estraga o prato, sendo bem mais fácil dessa forma. Além disso, se sua moranga for muito grande, você pode usar apenas uma parte da moranga e reservar as restantes, já assadas, no freezer para outra rodada ou para fazer uma sopa.

As sementes reservadas no início podem (e devem!) ser salgadas em um prato e levadas ao microondas até que fiquem secas. É uma iguaria para comer escondido enquanto prepara o prato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese