Caldo de Ervilhas com Bacon
Inverno esse ano, ainda estou esperando... tirando 4 ou 5 dias com temperaturas mínimas abaixo (por pouco) dos 10ºC semana passada, ainda não teve frio. Friaca sim, algumas. Andou fazendo um friozinho úmido de doer nos ossos, e isso pede receitas que nos aqueçam!
Não sou muito chegado à sopas... culpa da progenitora, que fazia algumas bem sem graça, parecia até que tinha escaldado a quitanda e jogado no prato, mas maledicências à parte, tem umas sopas que me conquistaram nessa vida.
Dentre essas estão a sopa de legumes que eu fazia à quatro mãos com a minha sogra - a preferida do meu filho, a minha canja de galinha e algumas sopas cremosas que eu faço de orelhada mesmo e ficam muito bacanas.
Ingredientes:
250g de ervilha seca
100g de bacon em cubos ou em fatias picado em tirinhas
1 tablete de caldo de legumes ou carne
1 cebola média picada
azeite para refogar
Modo de Preparar:
Em uma panela de pressão, refogue o bacon em um fio de azeite até que fique dourado, mas não deixe ficar crocante. Acrescente a cebola picada em cubinhos e refogue brevemente, só para deixá-las transparentes. Junte as ervilhas escolhidas e lavadas, cubra com água que cubra tudo com sobra de 2 dedos. Não ultrapasse a metade da altura da panela. Se precisar afinar, acrescente um pouco de água fervente ao final do cozimento. Coloque o caldo, mexa até ferver, tampe e deixe em fogo baixo cozinhando na pressão por 30 minutos.
Esse tempo foi suficiente para desmanchar minhas ervilhas ao ponto de eu nem ter que bater no liquidificador. Bastou tirar a pressão e voltar ao fogo mexendo por uns 2 minutos e tudo já virou um creme liso com o bacon pelo meio e alguns pedacinhos de cebola.
Sirva bem quente. Se desejar, pode salpicar mais bacon picado miúdo e frito até ficar crocante, um fio de azeite, pão fresco ou torrado cortado em cubos.
Se preferir, pode fazer com calabresa em cubos ou rodelas em lugar do bacon do creme.
Comentários
Postar um comentário