Berinjela Cheia
Receita especial vinda diretamente do arsenal de delícias da minha avó. Juntamente com os pimentões cheios que postei tempos atrás era daqueles pratos que tinha que fazer uma quantidade absurda ou acabava saindo briga.
Ingredientes para 8 unidades:
4 berinjelas médias
1/2 cebola
300g de carne moída
10 azeitonas sem caroço
1 pão amanhecido
1 ou 2 ovos (vide preparo)
3 colheres de parmesão ralado
salsinha picada
sal
azeite.
Preparo:
Lave as berinjelas e remova a coroa com as mãos, descascando. Ferva água em uma panela grande com um pouco de sal. Coloque as berinjelas que couberem nessa água e deixe-as que cozinhem alguns minutos, virando algumas vezes. Reserve para que esfriem o bastante para pegar com as mãos.
Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, cave a polpa macia preservando a casca.
Descarte a água e refogue a carne em um pouco de azeite. Junte a cebola picada e refogue até que murchem um pouco e fiquem transparentes. Desligue o fogo e junte a polpa da berinjela, o pão amanhecido ralado, o queijo, a salsinha, as azeitonas picadas e 1 ovo. Misture bem. Se a massa formada estiver esfarelando, coloque o segundo ovo, caso contrário dispense. Corrija o sal se necessário.
Recheie as cascas com essa massa até a borda, compacte para que fique firme e reserve.
Frite-as com o recheio virado inicialmente para baixo até formar uma casquinha crocante, em uma frigideira plana com pouquíssimo óleo, só o suficiente para cobrir o fundo todo. Vire para tostar um pouco a casca e está pronto.
Dá para fazer no forno também, desde o cozimento das berinjelas diretamente no forno, untadas com azeite, e posteriormente pode-se assar a berinjela montada virada para baixo, com o recheio compactado, ou, se preferir, viradas para cima, sem compactar o recheio, o mais irregular que der. Usar um gratinador fará com que a casquinha se forme adequadamente.
Sirva acompanhado de arroz branco e o que mais gostar.
Comentários
Postar um comentário