TÉCNICAS BÁSICAS - Molho Bechamel
O molho bechamel, também conhecido como molho branco, é uma dessas bases, usado em molhos de queijo, souflês, patês, lasagnas, macarrão, etc. Pode ser conservado no freezer para uso futuro mas o melhor é fazê-lo rapidinho logo antes de utilizar.
A receita aqui rende um litro de molho.
Ingredientes:
60g de manteiga
60g de farinha de trigo
noz moscada ralada na hora q.b.
pimenta do reino moída na hora q.b.
sal
Modo de Preparar:
Em uma panela de inox ou antiaderente sem riscos - não use de alumínio pois pode resultar em um molho esverdeado não muito indicado para consumo - derreta a manteiga em fogo médio, mexendo até liquefazer. Adicione a farinha e mexa continuamente. Primeiramente vai espumar um pouco e parecer grossa, mas a medida que cozinha a farinha ela parece desandar e ficar mais líquida. Quando começar a notar uma mudança de cor, está pronta para receber o leite, que pode ser adicionado frio ou gelado sobre essa mistura quente, sempre mexendo para evitar grumos.
Abaixe o fogo e continue mexendo calmamente, mas sem parar, raspando bem para que não grude na panela. Quando engrossar um pouco, teste o ponto com auxílio de uma colher ou espátula. Mergulhe no molho e retire, para em seguida passar o dedo pelas costas do utensílio. Se formar um espaço limpo entre regiões uniformemente cobertas pelo molho, estará pronto.
Desligue o fogo e tempere com o sal, a noz moscada ralada (basta um pouquinho, menos de 1/8 da noz) e uma pitada semelhante a essa de pimenta do reino moída na hora.
Empregue o mais rápido possível. Se for demorar, cubra a superfície do creme em contato com o plástico filme para que não se forme uma película ressecada por cima, assim pode aguentar até meia hora.
Para congelar, sele em saquinhos, evitando ao máximo prender ar juntamente com o creme e leve ao freezer.
Comentários
Postar um comentário