Torradinha de Churrascaria com alho e orégano
Hummmmmm, essas torradinhas são uma armadilha para guloso que armam em toda churrascaria rodízio. São tão gostosas que ninguém aguenta só comer uma e acaba se empanturrando antes mesmo dos garçons começarem a passar as carnes, e assim eles economizam carne.
São uma ótima entrada, servem de aperitivo e também acompanham bem a refeição em si.
Nas churrascarias mais sofisticadas, a receita incrementa um pouco. Algumas fazem até mesmo o seu prórprio pão, com a consistência adequada para torrar depois. Não vou chegar a tanto, mas vou apresentar uma receita prática.
Ingredientes:
1 colher de sopa bem cheia de manteiga ou margarina
3 a 4 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de orégano
1 dente de alho grande ou 2 menores (aumente se gostar)
sal à gosto
Modo de preparar:
Coloque a manteiga/margarina em um pote pequeno onde possa misturar vigorosamente os ingredientes depois com conforto e sem fazer lambança. Acrescente o alho amassado, o orégano, o azeite e misture bem. Acerte o sal ao seu gosto, eu gosto um pouco puxado no sal e misture.
O pão não pode ser nem fresco, nem murcho, nem quebradiço. Eu gosto de usar aquele pão comprado 1 ou 2 dias antes que foi guardado no seu saquinho de papel dentro de uma sacola plástica. Quando se decide fazer essas torradas, tira-se da sacola por algumas horas e deixa-se o saquinho de papel. Isso faz com que ele perca parte da umidade dele mas não toda, o que o deixa no ponto para ser cortado com uma faca de fio liso, como uma de chef ou de açougueiro, sem amassar ou esmigalhar. Fatias inteiras, finas e regulares.
Passe uma quantidade razoável da manteiga temperada em cada fatia e arrume em uma assadeira lado a lado. Leve ao forno fraco até que doure adequadamente.
Essa receita foi baseada na que é usada numa grande churrascaria de São Paulo, e adaptada. A original emprega meio quilo de manteiga, 500ml de azeite e 3 cabeças de alho picado finamente, que é frito nessa mistura de manteiga e azeite em fogo baixíssimo para alourar levemente e depois a mistura é resfriada na geladeira até firmar um pouco, modelada em uma barra cilindrica e então empregada no pão da casa, especialmente preparado para esse fim, fino e comprido, assado por 15 minutos como qualquer outro pão e então a temperatura é reduzida para 90ºC por mais 1 hora. Esse pão é fatiado finamente, a manteiga aplicada e levado a um dourador para finalizar momentos antes de ser servido (e devorado).
Comentários
Postar um comentário