Farofa "Cocô de Galinha"
Calma! Nem frango vai nessa receita! Esse nome repulsivo é só um apelido dado para essa DELICIOSA farofa da minha avozinha, devida principalmente ao fato da farinha de milho flocada da época dela cozinhando ter um certo cheirinho de galinheiro mal lavado, o que hoje não acontece mais em nenhuma marca que eu tenha experimentado ultimamente..... e também porque esse nome meio nojento desestimulava quem não conhecia a experimentar e assim sobrava mais pois diminuia a concorrência.
Ingredientes:
3 ovos250 g de carne moída
150 g de farinha de mandioca flocada - não é o flocão, é a que parece sucrilhos
10 azeitonas verdes
1 tomate maduro firme
1/2 cebola
salsinha à gosto
Modo de preparar:
Descaroce as azeitonas e pique, pique as cebolas e o tomate em cubos. Se usar pimentão, pique também em cubos. Descasque e pique os ovos. Reserve tudo separadamente.
Refogue a carne sem adicionar óleo. Junte a cebola, o tomate e o pimentão e refogue até que a cebola fique transparente. Junte os ovos, um copo grande de água, as azeitonas picadas e os ovos. Espere ferver e acerte o sal. Junte a salsinha picada e coloque a farinha flocada aos poucos, mexendo sempre, até o ponto que comece a desagregar a massa (comece a ficar seca, mas só comece!!!) - pode ser que nem use tudo, pode ser que precise de mais.
Desligue o fogo e mexa para esfarelar. Se não estiver esfarelando facilmente, aguarde um pouco para que esfrie um pouco e tente novamente. Geralmente resolve. Acrescente o parmesão e volte a mexer. Sirva ainda quente ou fria, ou mesmo gelada. Com arroz e feijão, com ou sem couve refogada, com uma banana picada e um ovo frito.... hummmm, que delícia.
Comentários
Postar um comentário