Quiabo sem baba
Vamos combinar. Quiabo é daquelas coisas que ou a gente ama de paixão, ou nem chega perto. Eu já fui dos que fugiam do quiabo como quem foge daquele outro cara de nome parecido, mas certa vez achei um quiabo com uma cara simpática e resolvi dar-lhe uma chance e experimentar novamente, e não me arrependo de tê-lo feito, pois adorei quiabo dessa forma, apesar de continuar não gostando das formas cozidas/ensopadas do danado.
Ingredientes:
Quiabo q.b. - compre os bem novinhos e finos, de coloração verde clara uniforme e sem manchas.
1 fio de azeite
1 dente de alho cortado ao meio (opcional)
sal
Modo de preparar:
Lave os quiabos em água e seque-os com um pano de prato. Não corte nada além do cabinho, deixando a coroa e um pedacinho de cabo intactos.
Aqueça bem a maior e melhor frigideira antiaderente que dispuser, coloque um fiozinho de nada de azeite e jogue os quiabos enxutos para grelhar, com o alho se usar, baixando para fogo médio e tampando a frigideira.
Ocasionalmente, dê uma salteada para que fiquem corados de todos os lados. Se perceber que o alho vai queimar, retire-o para não amargar o prato e continue apenas com os quiabos, pois então o alho já perfumou tudo o que podia e cumpriu seu papel.
Polvilhe bem pouco de sal e retire do fogo.
Sirva ainda quente como acompanhamento. Combina bem com quase tudo.
Quiabo é ótimo para ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
O truque aqui para não ter baba é bem simples: quiabos novos tem menos baba e cortar o quiabo aumenta a baba enquanto grelha-los inteiros assim faz com que ela não apareça. O sabor fica presente mas não se sobressai sobre os outros sabores do que você estiver comendo.
Assim como a berinjela, que suga todo o óleo em que é frita, o quiabo tende a enxarcar se frito no óleo. Grelhá-lo assim, quase sem óleo, controla isso. Se não for perfumar com o alho, pode-se fazer quiabo na frigideira seca, completamente sem óleo, pois fica muito bom.
Comentários
Postar um comentário