Costelinhas de Panela de pressão
Essa é daquelas de comer rezando (pra não acabar!) Fica uma delícia e tb fica pronto muito rápido, é o tempo de cozinhar um arroz pra acompanhar. Super simples de fazer.
Ingredientes
600g de costelinha de porco fresca, cortada entre os ossos, de preferência bem carnuda2 cebolas médias
4 dentes de alho descascados
1 colher de sobremesa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo vegetal, mas use 1 de banha se tiver
2 colheres de sopa de molho inglês
sal e pimenta moída na hora, q.b.
1 folha de louro
orégano a gosto
erva doce a gosto
alecrim a gosto
pimenta calabresa seca a gosto
(use o que gostar, não precisa usar todos, mas erva doce, louro e pimenta combinam muito bem)
Preparo
Tempere a carne com o sal e pimenta moída, todas as ervas secas que desejar e deixe descansar um pouco enquanto descasca e pica a cebola grosseiramente. Leve a panela de pressão ao fogo, e queime o açúcar com um pouquinho do óleo até que fique quase todo preto mas ainda reste algum amarronzado, . Coloque o restante do óleo e as costelinhas na panela e mexa vigorosamente para que o açúcar recubra a carne por completo. Acrescente o alho esmagado no dorso da faca e deixe selar um pouco, acrescente as cebolas, deixe que murchem bem, mexendo ocasionalmente, e acrescente água que cubra a carne até a metade ou um pouco mais. Tampe a panela e quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 20 a 25 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar uns minutos antes de abrir.Sirva com arroz branco e uma salada.
Opção:
Acrescente batatas pirulito com casca, bem lavadas, pouco antes de tampar a panela, ou se não quiser que fiquem muito moles, desmanchando ao tocar, na metade do cozimento, retire a panela do fogo, alivie a pressão e acrescente as batatas, voltando ao fogo para terminar de cozinhar. Quem gostar de batata doce, batata baroa (batata salsa ou mandioquinha), pimentões em quadrados, mandioca (aipim), cenoura, quiabo... pode colocar, observando o tempo de cocção.Palpites e comentários são sempre bem vindos.
Comentários
Postar um comentário