Macarrão com Linguiça e Creme de Leite
Essa nonna não era minha, mas de primos meus. Para mim ela era a Tia Lourdes, irmã de meu pai, e exímia cozinheira. Certa vez, eu deveria ter uns 10 ou 11 anos, fomos fazer uma visita a ela e à família, e acabamos convidados para o jantar. Ela fez e serviu esse macarrão e eu gostei tanto que pedi a receita a ela, que achou até graça da minha curiosidade. Tempos depois ela ligou pra saber se eu tinha feito e ficou surpresa que eu tinha feito sim, e até experimentado umas variações.
A receita aqui é a dela, original.
Já recorri a essa receita muitas vezes, algumas quando batia aquela fome fora de hora, tarde da noite, por ser bem rápida e saborosa.
A receita aqui é a dela, original.
Já recorri a essa receita muitas vezes, algumas quando batia aquela fome fora de hora, tarde da noite, por ser bem rápida e saborosa.
Ingredientes:
(para 6 pessoas em "idade de crescimento")
500g de macarrão curto (penne, parafuso) de boa qualidade.
400g de linguiça de sua preferência. Eu costumo usar a pura de pernil.
1 pimenta dedo de moça
1 sachê de polpa de tomate
1 cebola média
1/2 lata de creme de leite sem soro ou 1 caixinha
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora (opcional)
1 fio de azeite
2 ou 3 ramos de salsinha (só as folhas)
Modo de fazer:
Corte a linguiça em rodelas de 1 dedo mantendo a pele, sem desmanchar. Frite até que dourem em uma panela com um fio de azeite. Adicione a cebola picada em cubos e deixe que fique transparente, sem corar. Adicione a pimenta picada fino, deixando as sementes se gostar mais ardido ou sem elas para ficar só com o sabor mas sem a ardência e refogue brevemente. Coloque as polpa de tomate e a mesma medida de água, mexa ocasionalmente e ferva por 30 minutos ou até que adquirir a consistência de molho grosso.
À parte, enquanto o molho ferve, cozinhe o macarrão em água fervente abundante com 1 colher de sopa de sal até o ponto de sua preferência, de modo que o macarrão e o molho fiquem prontos ao mesmo tempo.
Tudo pronto, é só misturar o creme de leite e a salsa ao molho, já desligado, e depois ao macarrão, reservando parte das rodelas de linguiça para colocar por cima decorando o prato.
Sirva em seguida, bem quente, com queijo ralado. Parmesão é o clássico, mas fica fantástico com queijo minas padrão curado e ralado grosso.
da agua na boca so em pensar
ResponderExcluir