Frango Desossado e Recheado


Mais uma receita com foto para vocês, mas vou ficar devendo a foto do frango já assado.

Ingredientes:

Frango:

1 frango de 2,5 a 3 kg, descongelado e limpo
1/2 pimentão
3 cm de gengibre descascado. Um "gomo" gordinho é o ideal, por ser mais macio e menos seco.
4 dentes de alho sem casca
1/2 cebola média
1 colher de sopa de sal, rasa.
1 pimenta dedo de moça sem sementes
conhaque ou cachaça ou vinho branco seco, o bastante para que o tempero bata bem no liquidificador.
suco e raspas de um limão.
1 colher de sobremesa rasa de colorau ou açafrão da terra (o que preferir)
1/2 xícara de salsinha fresca.

Recheio:

250g de moela de galinha mais a moela e o coração que vierem com o frango, tudo limpo.
100g ou mais de bacon em cubos, carnudo.
1 e 1/2 cebola média
1/2 pimentão
farinha de mandioca q.b.
16 azeitonas verdes sem caroço, mas não as compre assim, tire-os você mesmo.
1 tomate maduro e bem firme, sem sementes, em cubos.
1 pimenta dedo de moça sem sementes, cortada em cubinhos
1/4 xícara de folhas de salsinha
(se não gostar de miúdos, troque por calabresa em cubos e suprima o bacon)

Guarnição:

Bacon fatiado q.b.
2 cebolas médias cortada em 8 no sentido do comprimento
Batatas
1 cenoura descascada e cortada em rodelas grossas
azeite.

Modo de preparar:

Desosse o frango cortando pela pele das costas, sem partir a espinha, e vá rodeando, separando os ossos das asas e da sobrecoxa e por baixo do peito até dar a volta toda, descarte a carcaça ou use-a para fazer um caldo para outro fim.

Com uma faca afiada e curta, remova o osso ao menos das sobrecoxas, sem desmembrar o frango.

Bata os demais ingredientes do tempero do frango no liquidificador, adicionando o conhaque/vinho/cachaça na quantidade que for necessária para que o liquidificador consiga bater bem.
Coloque o frango em uma tijela grande com esse tempero e massageie por todos os lados, enrole o frango frouxamente e coloque-o em um saco de alimentos, juntamente com o tempero e amarre, procurando deixar o mínimo de ar dentro do saco. Coloque esse saco em uma tijela e deixe na geladeira por 2 horas ou mais. Podendo, faça de véspera, só deixando para rechear e assar no dia seguinte.

Para fazer o recheio, comece fritando o bacon em sua própria gordura em uma panela funda, frite os miúdos com ele e, quando fritos, acrescente a cebola picada em cubos, o pimentão em cubos e a pimenta picada, refogando até que a cebola fique transparente. Coloque o tomate, refogue por alguns instantes e acrescente a farinha de mandioca, e mexa tudo com uma colher de pau até que a farinha comece a grudar. Desligue o fogo e mexa até desgrudar tudo, acrescente as azeitonas e a salsinha, misture e reserve.

Para poder enfornar o frango, é preciso recheá-lo. Comece costurando a pele do pescoço com uma agulha de tapeceiro e barbante de cozinha, e vá fechando pelas costas, deixando uma abertura para colocar o recheio. Coloque o recheio segurando o frango de ponta cabeça, deixando-o bem cheio. Vá costurando mais para que o recheio não saia e termine fechando a abertura. Ageite o frango de maneira "natural" e coloque-o com o peito para cima e a costura para baixo no centro de uma assadeira untada com um pouco de óleo.

Salteie as batatas cortadas em pedaços rústicos em azeite, salpique um pouco de sal moído e se quiser, coloque alguma erva seca e/ou alho espremido. Alecrim é ideal, mas funciona com orégano e tomilho. Coloque as batatas e a cebola ao redor do frango. Se quiser coloque cenoura em rodelas para ajudar no molho depois.

Cubra o frango com fatias de bacon, amarre as coxas e asas junto ao corpo dele e asse em forno médio a fraco (160°C) por 3 horas ou até que fique bem cozido e dourado. Cuide para que não seque, regando ocasionalmente com o molho que escorre para a assadeira.
Se perceber que esse molho vai queimar na assadeira, acrescente um pouco de água para evitar isso.

Quando ficar pronto, retire do forno e cubra-o com papel aluminio por uns 20 minutos em um lugar sem vento para que não esfrie demais.

Para servir, reserve as batatas e vire o frango com cuidado e remova toda a costura, retire e reserve o recheio. Desvire e corte as partes colocando-as em uma travessa baixa, guarnecido pelas batatas de um lado e o recheio do outro.

Desengordure a assadeira removendo a gordura fica por cima, leve ao fogo na própria assadeira para aquecer. Coloque uma colher de farinha e misture tudo, deixando cozinhar um pouco. Deglasse com um copo de vinho branco seco, água ou uma mistura de ambos, mexendo com uma colher de pau. 

Deixe reduzir, desligue e deixe que esfrie para poder manusear. Passe o molho por uma peneira e transfira para uma molheira e sirva à parte.

Não é um prato para o meio da semana, pois dá um certo trabalho e toma bastante tempo no preparo e para assar, mas é perfeito para um domingão, acompanhando uma bela macarronada ou um nhoque bem fofinho, ou ainda com um arroz incrementado e salada de folhas mistas com tomates.
Serve bem 6 pessoas (mas como sempre eu faço para 3 ou 4 e aproveito as sobras, se houverem)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese