Batatalhoada (Bacalhoada com Batata a Mais)
Carnaval já passou, a páscoa tá chegando e sexta-feira santa não é dia de comer carne, mas peixe..... boa desculpa pra enfiar o pé na jaca e comer uma bela bacalhoada, ou ou batatalhoada mesmo, já que a batata roupa a cena e acaba sendo a rainha do prato, de tão gostosa que fica.
Usei um bacalhau dessalgado congelado que encontrei num hipermercado da cidade, considerado por eles como desfiado, mas que se revelou um pacote de bons pedaços de bacalhau bem limpos, isentos de pele, barbatanas, gorduras estranhas e outras rebarbas indesejáveis, muito mais aproveitável que os filés de outras vezes.
Ingredientes
Modo de Preparo
Em uma panela com água fervente, acrescente 1 colher de sopa de sal, rasa, e um fio de azeite. Coloque o bacalhau e deixe a panela no fogo até que volte a ferver por 2 minutos e retire o bacalhau com auxílio de uma escumadeira. Não descarte a água.
Nessa mesma água, coloque para cozinhar as batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas, deixando que fiquem macias porém firmes.
Enquanto a batata cozinha, descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em rodelas finas e o alho em lâminas. Limpe o pimentão de eventuais sementes, talos e partes brancas e corte-o em rodelas como as de cebola. Corte os tomates em rodelas.
Retire as batatas da água com a escumadeira e monte o prato em um refratário untado com um pouco de azeite, em camadas: batatas, parte da cebola, boa parte do bacalhau, mais batatas, tomates, cebolas e pimentão. Coloque o restante do bacalhau em pedaços miúdos e espete as folhas de louro ao acaso, bem como as azeitonas.
Em uma frigideira pequena, aqueça moderadamente o azeite restante e jogue o alho, mexendo um pouco. Retire do fogo assim que o alho começar a dar sinais de que vai mudar de cor e despeje tudo sobre o refratário já montado. Leve ao forno pré aquecido a 160°C, por uns 40 minutos, até que borbulhe bem o interior do prato e dê uma gratinada nos ingredientes mais expostos, sem queimar.
Sirva com arroz branco e salada de folhas. Meu arroz fiz usando a água da fervura do bacalhau e das batatas, e assim obtendo uma cremosidade extra e ecoando o sabor do prato principal.
Na versão da quarta-feira de cinzas, a cebola e o pimentão ficaram um pouco crus, destoando um pouco do prato. Ajustei a temperatura do forno para menor e aumentei o tempo para resolver isso.
Comentários
Postar um comentário