Zuppa di Zucca - boa, mas faça a próxima

ou, traduzindo pra quem não entende niente de italiano, sopa de abóbora. 

Essa não é uma receita da minha avó, mas sei lá, pode até ser da vó de alguém, ou de alguém que ainda nem tem neto mas vai ter um dia, mas é boa! Perfeita para uma noite fria como as que parecem estar se avizinhando para esse ano... estou esperando o inverno de 2022 ainda, mas nada dele dar as caras.

Eu fiz essa versão, até gostei, mas achei o sabor do gengibre forte demais, mesmo colocando só um pedacinho bem menor do que o indicado. Se você gosta e quer a versão mais pungente, faça essa. Se, por outro lado é como eu e prefere não ter o gengibre numa sopa, faça a outra versão publicada em 19/05/25, logo depois desta.

Rende duas a três porções, conforme o tamanho da sua abóbora.



Ingredientes:

1/2 abóbora cabotiá ou outra de sua preferência
1/2 cebola
1/2 pimenta dedo de moça sem sementes (a não ser que você prefira ardido)
1 litro de caldo de frango caseiro ou 1 litro de água com 2 tabletes de caldo industrializado
1 pedacinho de gengibre picado, 1 cm³ ou menos. É forte e domina o prato, sinta-se à vontade para não usar se preferir. Na dúvida, não coloque.
100g de bacon em cubos pequenos (mais carne do que gordura)
azeite, creme de leite, cheiro verde, parmesão, pães ou torradas pra acompanhar (a gosto, tudo opcional)

Preparo:

Remova as sementes e fibras que as envolvem na abóbora. Descasque a abóbora e pique. Leve para ferver no caldo de frango em fogo médio a fraco, tampada, até que fique macia.

À parte, frite o bacon em fogo baixo em uma frigideira sem adicionar gordura, mexendo de vez em quando, até que fiquem crocantes.

Pique a cebola, a pimenta e o gengibre. Remova o bacon da frigideira e refogue a cebola e companhia no óleo liberado pelo bacon.

Junte o refogado à panela da abóbora e liquidifique tudo com um mixer ou liquidificador. Acerte o sal e sirva com um fio de azeite ou um fio de creme de leite e o bacon crocante. Se quiser pode acompanhar com croutons, torradas, pão e parmesão.

Por quase não levar nada de óleo - é só o de um punhado de bacon e o azeitinho adicionado depois - e ingredientes bem tranquilos, é uma sopa leve e magra, apropriada para quem se odeia quiser perder um pouco de si mesmo fazendo regime, até porque o gengibre e a pimenta são ingredientes que aceleram um pouco o metabolismo - meu caso, ao menos na parte do regime.

Hoje acredito que combinaria maravilhosamente com pão ralado, tostado na frigideira com azeite,  alho picado ou amassado e orégano, depois misturado ao bacon... vou ter que repetir a receita muito em breve, assim que esfriar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese