Zuppa de Zucca 2 - a minha versão preferida

Zuppa de zucca - ou sopa de abóbora cabotiá pra nós tupiniquins. Fiz a outra que publiquei anteriormente e achei o sabor diferente demais pro meu gosto, mas por ter gostado (e ter mais meia cabotiá sobrando) fiz outra versão, da minha cachola mesmo, com ingredientes que me deu vontade de usar. É, portanto, uma receita autoral. 


Ingredientes

1/2 abóbora cabotiá
1 batata média
1/2 cenoura grande
1/2 cebola
2 cubos de caldo de carne
1/2 colher de chá de tempero completo arisco com pimenta
azeite para refogar

Modo de preparar

Fatie a cebola desleixadamente e refogue em um pouco de azeite em fogo médio em uma panela de pressão. Enquanto refoga, descasque a abóbora, retire as sementes e fibras, e corte-a em cubos médios. Descasque a batata e a cenoura e corte grosseiramente. Coloque tudo na panela junto com a cebola já transparente e cubra com água até passar 2 ou 3 dedos. Junte os cubos de caldo e o tempero e tampe.

Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos. Desligue e aguarde a pressão sair. Bata com um mixer diretamente na panela até formar um creme liso. Se for usar liquidificador, faça por partes e tome cuidado, pois a sopa está fervendo. Acerte o sal se necessário e regule a textura adicionando mais água ou deixando ferver mais uns minutos destampado.

Sirva quente com um fio de azeite e alguma coisa crocante por cima - podem ser as sementes da abóbora torradas com sal, croutons, bacon frito em cubos - faça do seu gosto.

Ficou bem gostosa. Só recomendo não guardar para o dia seguinte, altera bem o sabor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese