Rocambole 5551
Ah, rocambole... delícia das delícias. Em casa, em idos tempos, havia o costume de fazer duas receitas. Em aniversários fazíamos um bolo regado com guaraná que eu ignoro completamente a receita, e a última vez que eu lembro de terem feito deve ter sido no meu aniversário de 8 ou de 7 anos, muito tempo atrás. A outra receita, mais duradoura, era a de rocambole... em apresentação, tomava um zero redondinho, desenhado em torno de um copo - minha mãe nunca conseguiu fazer uma massa fina, então uma fatia deitada de rocambole dela ocupava um prato de sobremesa inteiro, e só tinha uma volta e meia. Do sabor, não posso me queixar de nada, só sinto saudades... Da última vez que ela fez, confundiu o pote de granulado de chocolate com o de linhaça preta.... ficou, digamos assim, crocante e muuuuuuito mais saudável, com toda aquela linhaça cobrindo o tronco. Se fossem confeitos cor-de-rosa que ela quisesse por, era possível ninguém estar aqui pra escrever esse blog, se confundisse com chumbinho de matar rato... Que bom que era linhaça, não? Hehehe.
Ingredientes:
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
Recheio
Coco ralado
ou o que a sua gula mandar por. Goiabada mole fica ótimo.
Cobertura (opcional)
Modo de Preparar:
Separe cuidadosamente as claras e as gemas. Coloque as claras na batedeira e bata até começar a montar. Continue batendo e vá adicionando o açúcar pouco a pouco. Adicione a essência de baunilha as gemas, uma a uma, batendo sempre, e depois a farinha, batendo na velocidade mais baixa, aos poucos pra ir incorporando. Pare de bater assim que a massa incorporar toda a farinha, nada de continuar batendo para não desenvolver o glúten e estragar o resultado. E não, não vai fermento mesmo, não foi esquecido.
Deite a massa na maior assadeira que você tiver, o ideal é 43x30cm, forrada com papel manteiga untado com manteiga para facilitar sua remoção depois. Tem que ficar fina e bem distribuida, e precisa assar bem nivelada ou a massa ficará fina de um lado e mais grossa do outro.
Asse em forno pré aquecido a 160ºC por 12 a 18 minutos - depende do forno. Fique de olho, assim que a massa secar e só começar a dourar, estará pronto. Se assar demais a massa resseca, perde a elasticidade e vai quebrar ao enrolar.
Retire do forno e deixe amornar um pouco, coberta com um pano de prato.
Enquanto amorna, prepare seu recheio. No caso de usar o doce de leite com como sugerido, é só misturar os dois.
Vire a assadeira sobre o pano de prato para desenformar, remova o papel manteiga e distribua o recheio por toda a superfície da massa.
Enrole o rocambole com ajuda do pano, com cuidado e sem apertar. Coloque na travessa em que for servir e coloque a cobertura, que pode ser só açúcar de confeiteiro ou alguma das outras opções, ou mesmo nada. Na falta de travessa, vale até tábua de corte.
Aguarde esfriar completamente, corte em fatias e sirva. A foto é do rocambole com o recheio e cobertura sugeridos.
Comentários
Postar um comentário