Sopa de Bola ou Canederli
O Carnaval passou, a vida começa a pegar embalo e a esbórnia ainda pesa. Com as noites começando a ficar mais frescas com a procimidade do outono uma sopa é uma alternativa mais leve e reconfortante. Eu pessoalmente não gosto muito de sopa, acho-as um tanto quanto deficientes em matar a fome, então apelidei-as de "esquenta-bucho". Sopa de bola é um prato surpreendente, ensinado por um amigo da família. Também é chamado de Canederli, é bem saborosa e reconfortante, perfeita para uma noite fria e chuvosa.
Ingredientes:
Caldo:
2 caldos de galinha de sua preferência
1 cebola pequena a média
1/2 talo de salsão
1 cenoura pequena a média
Bolas:
300g de salaminho (ou pode substituir por bacon ou calabresa)
100g de queijo parmesão de qualidade, ralado na hora
2 colheres de farinha de trigo
6 ovos
1 bom punhado de salsinha picada finamente
sal à gosto
mais parmesão para salpicar no prato ao servir
Modo de Preparar:
Comece pelo caldo pois esse demora a ficar pronto. Corte o frango em pedaços, a cebola em pedaços, a cenoura e o salsão. Coloque todos os ingredientes em uma panela e cubra com água, cerca de 1,5 litro. Leve ao fogo e cozinhe por 1 hora ou mais, até que a carne comece a se soltar dos ossos.
Coe tudo e reserve o caldo em outra panela. Separe e reserve as carnes para empregar em outra receita - coxinha, recheio de torta ou empada, você decide. Se quiser, pode colocar as carnes no próprio caldo e servir juntamente com o restante, só tome cuidado para não passar nenhum osso, nenhuma cartilagem. O mesmo pode ser feito com alguma rodela de cenoura ou pedaço de cebola, mas estes geralmente desmancham.
Faça a massa das bolas. Rale os pães finamente, com casaca e tudo, pique o menor que puder o salaminho (ou seu substituto - o original é salame, mas comi com bacon e adorei). Se puder moa no processador, é pra ficar bem fino mesmo. Junte o pão ralado, os ovos, o salaminho moído, o queijo parmesão, a salsinha picada finamente e misture tudo. Se estiver muito mole, vá polvilhando a farinha e misturando para dar o ponto em que se possa enrolar em bolinhas do tamanho de tomates cereja ou um pouco maiores.
Modele toda a massa e coloque para ferver no caldo de frango reservado, até que boiem.
Transfira o caldo restante e as bolas cozidas para uma sopeira, salpique salsinha picada e sirva bem quente, com parmesão extra para acrescentar no prato.
Comentários
Postar um comentário