Bauru Original

Bauru é um lanche que, apesar do que muita gente acredita, foi criado em São Paulo, no bar Ponto Chic, no centro, por um estudante de direito lá nos idos de 1920, o Sr. Casimiro Pinto Neto, oriundo da cidade de Bauru no interior do estado de São Paulo. Conta a lenda que ele pediu o lanche ao chapeiro do lugar que o fez, seguindo a orientação do Sr. Casimiro, e lhe serviu. Quando estava comendo, um colega roubou-lhe a metade do lanche e deu uma mordida, e gostou tanto que pediu ao chapeiro que fizesse "um outro lanche igual ao do Bauru aqui", o que já tratou de batizar o lanche. Fez tanto sucesso que entrou no cardápio do Ponto Chic e de quase todos os bares desde então.

Mesmo o pessoal da cidade costuma criar polêmica em torno da criação do prato, mas essa é a versão mais aceita e tem até um busto do Sr. Casimiro, no bar Ponto Chic. 

Trata-se de um lanche original, inventado no Brasil e copiado à exaustão pelo resto do mundo.


Ingredientes do original:

1 pão francês - não o comum de padaria, mas o maior que elas fazem especialmente para lanches
fatias de rosbife, sem miséria
tomate maduro firme, em rodelas finas
pepino fatiado em conserva (picles)
3 qualidades de queijo: mussarela, gouda, gruyère, queijo prato... qualquer um que derreta bem
água
um pouco de manteiga
mostarda, de preferência escura (opcional)
gotas de molho inglês (opcional)
molho de pimenta (opcional)

Modo de Preparar:

O rosbife deve estar frio, mas não gelado. Se ainda estiver morno, tudo bem, mas gelado é melhor não estar. Espere que ele chegue ao menos até a temperatura ambiente.

O pão tem que estar fresco, estalando. Se o seu não estiver assim, lave as mãos e enxugue-as usando o pão como toalha e leve-o ao forno quente por alguns minutos até que fique adequado. Esse método consegue ressuscitar pão amanhecido de ante-véspera, então o resultado compensa o esforço! Claro que borrifar só um pouco de água no pão vai dar um resultado semelhante, mas não conheço ninguém que tenha um borrifador de água que nunca foi usado com produtos químicos na cozinha para usar nessa hora, então a mão bem lavada é mais que suficiente, seguro e higiênico, além de prático e disponível.

Em uma frigideira, coloque um pouco de água e a manteiga. Leve ao fogo para que a manteiga derreta e deixe fervendo em fogo baixo.

Abra o pão ao meio no sentido do comprimento. Se gostar, pode colocar um pouco só de mostarda e espalhe esticando bem, e coloque as gotas de molho inglês junto, bem pouco só para dar um toque. Coloque uma quantidade generosa de rosbife mal passado, o tomate levemente salpicado de sal e o picles.

Coloque os queijos na água da frigideira e espere que derretam, misture e junte-os com auxílio de um garfo e transfira o queijo derretido para o lanche, por cima do picles do lanche, cobrindo com a segunda metade do pão. 

Sirva cortado, acompanhado de molho inglês, mostarda escura ou amarela, molho de pimenta e maionese para quem quiser e ousar, adicionar.

Brasil afora há um lanche chamado de Bauru Tradicional que não é esse, mas sim um lanche de presunto, queijo derretido quando se tem sorte e tomate, às vezes com orégano. É bom também, mas não é um bauru original clássico.

Adaptações são sempre possíveis, mas não deixe de experimentar exatamente como foi criado, é viciante. O picles dá um toque ácido que equilibra o sabor maravilhosamente. Se quiser pode até colocar pouco, mas não deixe de colocar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese