Barreado - Prato típico do Carnaval em Morretes - PR
Aproveitando a proximidade do Carnaval, vamos "abrir alas" para um prato típico da cidade de Morretes, próxima à Curitiba, no Paraná. Dizem que o prato foi criado para alimentar os foliões por lá, que queriam uma comida saborosa pra repor as energias sem perda de tempo para voltarem pra folia de Carnaval, que sempre foi forte na cidade. Por lá era feita em uma panela de barro bem grande, no fogão à lenha, e deixada lá cozinhando sozinha por horas. Como a panela tinha sua tampa colada com uma mistura de farinha de mandioca e água, às vezes com um pouco de farinha de trigo para ajudar, acabou sendo conhecida como barreado. Outra versão da origem do nome vem da maneira de servir misturado com farinha de mandioca, parecendo barro.
Comes-se acompanhando farinha de mandioca, arroz e banana, e o que mais der vontade e estiver disponível.
Ingredientes:
(para uma panela "doméstica" ou de pressão)
300g de bacon em manta
2 cebolas grandes
3 cabeças de alho
4 folhas de louro
1 colher de chá de cominho
sal à gosto
Modo de Preparar:
Corte a carne em cubos de 3 dedos, fatie o bacon com 3 o u 4mm, descasque e corte a cebola em rodelas, descasque o alho e pique grosseiramente
Arrume na panela uma camada de bacon, por cima deite uma camada de carne, rodelas de cebola, folhas de louro e alho picado. Salpique com sal, a pimenta em rodelas e cominho e repita as camadas até terminarem os ingredientes. Coloque água até cobrir e passar 5 cm.
Tampe a panela e leve ao fogo alto até que ferva e baixe o fogo para o mínimo que conseguir, bem fraco mesmo, e deixe cozinhar por 10 horas. Não, você não leu errado. São mesmo de 8 a 12 horas de cozimento. Durante esse tempo fique atento e confira se a água não está secando. Na pressão é pouco provável que seque, pelo fogo baixo não liberar quase nada vapor, mas na panela normal, sem o recurso de barrear a panela para selar, pode ser que precise adicionar mais. No final, mexa bastante até que a carne desfie. Quanto maior a panelada, menor a chance de secar também.
Ao servir, tradicionalmente, é colocada uma porção da carne desfiada com um pouco do molho em um prato e adicionada farinha de mandioca, e misturado tudo muito bem. Isso forma uma cola que fica grudada ao prato e não cai mesmo que vire o prato de cabeça para baixo, mas não vamos arriscar, comida é pra comer, não para brincar :-)
Sirva com arroz, farinha de mandioca e banana em rodelas, e bom carnaval... se bem que eu não entendo como alguém pode se empanturrar com uma comida tão substanciosa e ainda ter disposição pra pular carnaval em seguida! Eu pessoalmente prefiriria tirar uma soneca em uma rede, na sombra de alguma árvore e com uma brisa fresca passando.
Comentários
Postar um comentário