Rosbife de Carne Bovina
Hummmm, rosbife... Eu assumo: sou carnívoro inveterado, incurável. A origem do nome do prato vem do inglês para carne assada, roasted beef, conforme caiu nas nossas orelhas e foi entendido - o mesmo que aconteceu na origem do forró nordestino, do inglês for all, para todos.
Se você quiser fazer de filet mignon, ótimo para você que vai se divertir acima da média geral, mas dá pra fazer com qualquer corte de carne cilíndrico e limpo de nervos, pelancas, gorduras e sebo. Lagarato funciona muito bem.
E já vou avisando! Rosbife bom é mal passado, no mááááximo ao ponto, ainda rosadinho no centro, pelo menos. Se assar até ficar cinza, nem me conte e muito menos me chame.
Ingredientes:
2 dentes de alho
sal q.b.
pimenta do reino moída na hora q.b.
50 ml de molho inglês
Modo de Preparar:
Limpe bem sua peça de carne, removendo qualquer gordura, nervo, pelanca ou sebo. Se houver gordura entremeada (marmoreio), deixe-a em paz e agradeça a Deus pela sua sorte incrível.
Moa a pimenta que for usar e salpique generosamente na carne, junto com o sal. Misture o alho, o fio de azeite e o molho inglês e coloque a carne de molho nessa mistura - eu uso um saco plástico desses para alimentos para isso, assim toda a carne fica coberta do molho. Deixe marinar por 30 minutos a 2 horas na geladeira.
Terminado esse tempo, aqueça bem uma panela de fundo grosso, preferencialmente de ferro fundido. Retire a carne da marinada e deixe-a sobre a tábua secando um pouco. Ajude a secar a carne com papel toalha, sem esfregar.
Coloque a carne na panela deixando que se forme uma casquinha torrada, só mexendo para virar a peça de modo que todos os lados fiquem selados.
Se sua carne for fina (até uns 3 ou 4 dedos) já estará pronto. Se for alta (5 dedos ou mais) ainda vai estar bem mal passada no centro, e nesse caso, somente nesse caso, leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta (220ºC) por não mais que 15 minutos por kg da peça.
Deixe descansar até que fique apenas morninho antes de fatiar finamente, perpendicularmente à fibra da carne. Se dispuser de um cortador de frios, você é mesmo muito sortudo! Leve à geladeira para fatiar na máquina.
Rosbife é muito bom com diversos acompanhamentos. Fica ótimo com batata assada, num bauru legítimo, num beirute fantástico, acompanhando uma salada de folhas, tomate e croutons.... do jeito que a imaginação mandar.
Comentários
Postar um comentário