Feliz Ano Novo e um pão sírio caseiro
Feliz Ano Novo, pelo menos é o que eu espero que todos possamos usufruir em alguma medida. Fim de ano é aquela comilança mesmo e quando passa a gente tem que tirar o pé da jaca ou acaba se lascando. É hora de pegar mais leve pra pagar os pecados e controlar as consequências que teimam em se acumular ali em torno da cintura.
Nessa pegada, me deu vontade de comer um lanche mais leve. Pra isso, um pão sírio caseiro é ideal, por ser praticamente nada de massa e combinar muito bem com recheios mais leves.
Ingredientes:
1 colher de chá de fermento seco
2 colheres de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 ou 3 colheres de chá de azeite
água morninhaa até dar o ponto
Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes secos em uma tigela ou mesmo diretamente na bancada. Faça uma cavidade no centro da mistura e adicione água aos poucos, misture e volte a juntar e fazer a cavidade e adicionar água, até conseguir uma massa úmida que grude só levemente às mãos. Sove a massa para homogenizar e adicione o azeite, sovando novamente.
Se achar a massa muito seca, pode aumentar um pouco a água, mas bem aos poucos até atingir o ponto. O mesmo se estiver muito grudenta, acrescentando aos poucos mais farinha e misturando bem.
Cubra a massa com um pano e deixe descansar por 20 a 30 minutos. Divida a massa em 4 partes e faça bolinhas com cada uma delas.
Em uma superfície enfarinhada e com ajuda de um rolo de massa, abra as bolinhas em discos não muito finos. Disponha-os lado a lado e cubra novamente com um pano para que descansem por 10 minutos.
Para assar, usei a técnica de grelhar sobre uma chapa de ferro fundido bem quente, colocando os discos conforme couberem e aguardando que um lado comece a tostar levemente e bolhas se formem para virar. Se você dispuser de uma pedra refratária para assar pizzas no forno a gás, vai conseguir um ótimo resultado dessa forma também. Também dá pra usar uma frigideira de fundo grosso, sem óleo nem nada. Virar mais vezes ajuda a inflar bem e evitar que queime. Tampar também ajuda.
Também pode-se fazer no forno basta pré aquecer na temperatura máquina e colocar os discos de massa diretamente na grade do forno e aguardar a mágica acontecer. O pão estufa como um balão durante o cozimento e você pode tirar quando começar a corar. Se só um dos lados estiver muito branco, é só virar e aguardar que fiquem iguais.
Saído do forno, empilhe os pães para conservar melhor o calor e cubra-os com um pano de prato seco sem apertar. A medida que esfriarem eles murcham.
Comentários
Postar um comentário