Farofa de Cebola

Eu gosto muito de farofa, e essa foi a primeira que me ensinaram a fazer. Quem me ensinou foi a Norma, uma prima muito querida, sobrinha da minha avó, que foi uma cozinheira de mão cheia. Dela também são as receitas do frango com mandioquinha e foi quem me apresentou o macarrão de panquecas, ambas já publicadas.


Ingredientes:

250g de farinha de mandioca torrada
1 cebola grande
100g de manteiga
óleo q.b.
sal à gosto
bacon em cubos (opcional, até porque aí ia ser farofa de bacon com cebola... fica bom dos dois jeitos)

Modo de Preparar:

Pique a cebola em lâminas finas e não muito grandes. É muita cebola e sim, vai tudo.

Aqueça uma panela de fundo grosso e funda, e nela coloque um pouco de óleo para começar a fritar a cebola. Coloque toda a cebola e deixe que murche e comece a tostar, sem queimar, em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando para uniformizar. Se usar bacon, frite junto até ficar crocante.

Acrecente a farinha toda e mexa continuamente para que doure por igual. Quando começar a pegar cor, coloque a manteiga em pedaços e o sal e continue mexendo. Assim que a farofa ficar moreninha, estará pronta. Desligue o fogo e continue mexendo mais alguns minutos até que a panela esfrie um pouco e deixe de dourar a farinha.

Se jogar um pouco dessa farofa ainda pelando de quente sobre um prato de feijão ou feijoada vai dar para ouvir um barulhinho "tssss..." 

Não lembro se já falei aqui ou não, mas aquela que para mim é uma refeição fantástica pra qualquer dia, séria candidata a última refeição se me perguntassem, é apenas arroz branco, carne moída refogada, feijão carioca temperado com bacon, com um bocado de caldo, essa farofa, um ovo frito de gema mole e bordas ligeiramente tostadas e uma banana fatiada. Eu comeria bacias disso e pediria mais a qualquer hora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese