Panquecas versáteis

Sabe aquele dia que você esqueceu de comprar pão na véspera, acorda apressado e não tem pão pro café, e realmente não compensa pegar o carro pra ir buscar pão 2km longe da sua casa e voltar? Hoje foi isso que aconteceu. Um sujeito do meu tamanho não consegue ficar de bom humor com a barriga vazia de tudo, então o jeito é apelar pra boa e velha panqueca americana, que é superversátil. Dá pra fazer doce, neutra ou salgada, conforme o recheio que se deseje colocar. E eu uso uma receita que aprendi, rende bem, dá pra fazer meia receita tranquilamente e quase não suja nada, só mesmo um bowl, o batedor de arame, a frigideira e a xícara de medida.

A receita inteira rende 14 a 15 panquecas de 10~12 cm, de quase 1 cm de altura. 3 ou 4 panquecas fazem uma porção pra gente normal.

Ingredientes

2 ovos
1 xícara de leite
1,5 xícara de farinha branca
1 colher de manteiga derretida
1 colher de chá de fermento químico
1 pitada de sal (mais se quiser salgada, mas coloque mesmo na doce)
1 colher de chá de açúcar (até 2 colheres de sopa se quiser bem doce)

Modo de preparar

Derreta a manteiga gentilmente na frigideira que for usar para fritar as panquecas depois. Eu uso uma frigideira baixa antiaderente e bem plana, grande, para poder fazer 3 de cada vez. O que sobrar na frigieira quando fizer a massa vai ser toda a manteiga necessária pra fritar tudo depois.

Num bowl, coloque os ovos, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga derretida bem escorrida. Misture um pouco com o batedor de arame. Adicione a farinha e misture bem, até ficar uma massa lisa. Fica numa consistência grossinha.

Acrescente por último o fermento em pó, misturando brevemente e reserve por alguns minutos (eu preparo o restante e faço o café enquanto descansa)

Coloque cerca de 1,5 colher de sopa na frigideira em fogo fraco, sem se preocupar em esparramar, ao fritar ela achata um pouco. Na minha cabem de 3 a 4 discos, mas com 3 fica melhor pra virar.

Aguarde aparecerem umas bolhas na superfície e vire a panqueca com uma espátula. Frite mais um pouco do outro lado até pegar uma corzinha e empilhe em um prato. Frite todas e sirva quente.

Variações, recheios e coberturas:


A cobertura clássica é um pedacinho de manteiga e xarope de bordo - mas nunca achei pra comprar, nem sei que gosto tem. Pode-se usar mel, melaço, geléias, canela e açúcar, goiabada mole, queijo ralado, molho de tomate, o que gostar e preferir.

Fora isso, dá pra variar a farinha, trocando parte da farinha por farinha de castanha , farelo de aveia, farinha integral...

Também dá pra rechear colocando granola na mistura, gotas de chocolate, presunto e mussarela picados em cubos pequenos, queijo minas, gorgonzola, tomate seco, frutas picadas (banana e maçã ficam muiiiiito boas!!!), pimenta picada :P... o que inventar e gostar, vai bem, contanto que não queime na fritura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese