Nhoque
O povo lá de casa costuma dizer que nunca comeram um nhoque tão fofinho e leve quanto o que eu faço. O segredo é uma batata de qualidade, com pouca água, cozida corretamente e um mínimo de farinha. Vamos diretamente à receita.
Ingredientes
1 kg de batata asterix (a de casca rosada)
1/2 xícara de amido de milho
1 ovo inteiro
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1 gema
farinha até dar o ponto
Preparo
Lave muito bem as batatas e cozinhe-as em água pura com a casca para que não enxarquem, até ficarem bem macias porém inteiras. Escorra e deixe amornar no escorredor, para que sequem bem. Quando estiverem frias o bastante para serem manuseadas sem problemas, retire a casca esfregando com as mãos e removendo eventuais defeitos e restos de casca com a ponta de uma faca. Esprema em uma bacia. Polvilhe o amido de milho e misture o ovo e a gema. Acrescente a noz moscada e um tanto de farinha, cerca de 1,5 xícara e misture bem. Passe novamente pelo espremedor para alisar a massa.
Eu uso um espremedor com nhoqueira, que, sem merchandising nenhum, já que o fabricante não me dá nem um bom dia diferenciado por citar a marca dele, pode ser visto neste link
Para saber o ponto, faça uma bolinha de teste e jogue na água fervendo com sal. Se desmanchar, ainda falta farinha. Ela deve boiar logo e aguentar 2 minutos fervendo sem desmanchar.
Com a massa no ponto e o auxílio da nhoqueira, coloque os nhoques diretamente na água fervente salgada e pesque-os com uma escumadeira de arame assim que boiem, passando para uma travessa funda com um pouco de molho. Vá acrescentando molho à travessa à medida que os nhoques forem se acumulando.
Só coloque sal na água. Se colocar no nhoque, ele enxarca e fica meio gosmento.
Sirva com bastante queijo e mais molho.
A receita do molho publicarei em breve.
A receita do molho publicarei em breve.
Comentários
Postar um comentário