Carne Louca

Sabe aquela carne desfiada, temperada, ótima pra comer acompanhando uma salada, recheando batata, sanduíche frio com maionese e ela, com ou sem queijo, com ou sem vegetais, um coringa pra um lanche rápido e até para reuniões informais? Fazia tempo que eu queria me aventurar a fazer uma, e dessa vez criei coragem e fui pra cozinha, arriscar uma bela peça de lagarto numa receita meio inventada, meio pinçada de ali e de acolá, adaptada de tudo quanto foi jeito num grau quase magaiveriano.

Ingredientes:

1 peça de lagarto limpo, inteiro, de cerca de 1,2 a 1,4kg
5 dentes de alho
3 ou 4 cebolas médias em rodelas finas, um pouco repicadas
1 xícara generosa de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
1/2 pimenta dedo de moça, sem sementes, em cubinhos (não tinha)
1/2 maço de salsinha
1 pimentão vermelho em tiras finas de 2 cm de comprimento
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de carne (ou dois, mas cuidado para não salgar)
orégano a gosto
sal a gosto, se necessário
vinagre quanto baste
azeite quanto baste

Modo de preparar:

Em uma panela de pressão, coloque os talos das cebolas e o alho, com um pouco de azeite, e refogue brevemente. Corte a carne em medalhões de 1,5 a 2 cm de espessura e junte ao refogado, mexendo um pouco, até que algumas partes comecem a pegar cor. Cubra com água passando 2 dedos da carne, adicione o cubo de caldo de carne e as folhas de louro, e tampe a panela, deixando cozinhar em fogo forte até começar a sair vapor e então em fogo bem baixo por 1 hora, até que a carne fique bem macia, desfiando só de mexer.

Encontre as folhas de louro e descarte-as.

Retire a carne com uma escumadeira e desfie com um garfo ou com o processador de alimentos, usando a faca plástica sem corte para isso, aos poucos. Passe a carne desfiada para uma travessa de inox, vidro, cerâmica ou mesmo plástica - não use alumínio! Adicione as cebolas, as azeitonas, o pimentão. Tempere com azeite e vinagre, como se fosse uma salada, misturando bem. Acerte o sal, adicione o orégano se emprega, a salsinha picada grosseiramente e a água do cozimento restante. 

Leve à geladeira tampado. Coma nos dias seguintes, depois que tudo pegar gosto.
 
Acompanha qualquer coisa que você achar que vai ficar bom, porque fica mesmo. Sanduiches, canapés, bolo salgado, pão sírio, humus, saladas, batatas cozidas, fritas ou assadas, arroz, puro...

Essa receita rende bem, mas pode ser guardada na geladeira em recipiente tampado por vários dias. A carne em si é bem magra, mas a quantidade de azeite acaba pesando as calorias, sem falar da maionese que muitas vezes acompanha na hora de comer.

Quem quiser, pode colocar tomates picados, mas estes tornarão a receita um pouco mais perecível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese