Suflé de Chuchu Recheável


Perdõem-me do sumiço repetitivo e frequente.

Hoje fui garimpar na geladeira e descobri dois belos exemplares de chuchu na gaveta. Pensei logo em fazer um sufle, mas sem muita paciência pra lembrar a receita que já testei mas não anotei, fui procurar outra na web que me apetecece. Encontrei uma interessante, fiz quase à risca, só fazendo pequenas adaptações onde me faltou um ou outro ingrediente

Ingredientes

Massa

2 chuchus de bom tamanho, descascados, cortados em cubos e refogados até ficarem macios.
2 copos de leite fervendo
2 ovos, gema e clara separadas, claras batidas em neve.
1 colher de farinha de trigo
1 colher de manteiga
50g de parmesão ralado
1 pitada de noz moscada ralada na hora (cerca de meia noz)
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
sal q.b.

Recheio

1 peito de frango cozido e desfiado, mas podem ser restos de frango assado também
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassado
1 tomate maduro picado em cubos, sem sementes
1 pimentão verde picado em cubos, sem sementes nem partes brancas (opcional - pode substituir por milho, por ervilhas, palmito, cogumelos paris, fundos de alcachofra, aspargos ou mesmo suprimir)
8 azeitonas verdes sem caroço picadas
salsa picada
sal q.b.

Modo de Preparo
Comece fazendo o recheio para que este possa esfriar antes de ser empregado. Cozinhe o peito de frango em pouca água, só o suficiente, e desfie. Em uma panela refogue a cebola com uma pitada de sal no azeite, lentamente, para que fique transparente e não queime. Coloque o alho amassado e frite um pouquinho, acrescente o tomate e o pimentão se empregar. Coloque o frango com sua água e misture, refogando sem mexer muito até que fique quase seco. Desligue o fogo e acrescente as azeitonas e a salsinha. Acerte o sal e deixe esfriar.

Noutra panela, aqueça a manteiga com um fio de azeite para não queimar, e nela misture a farinha, fritando por alguns minutos até comece a querer mudar de cor. Adicione o leite fervente mexendo sempre para não empelotar e cozinhe até que fique firme como um mingau grosso. Tempere com o queijo e a pitada de nós moscada. Desligue o fogo e assim que amornar um pouco, coloque as 2 gemas e misture bem. (trata-se de um molho bechamel básico com adaptações)

Refogue os chuchus em um pouco de azeite com uma pitada de sal. Adicione água aos poucos, pra não queimar, até conseguir amolecer até obter a consistência de um purê pedaçudo.

Bata as claras em neve firme, com uma pitada de sal e o fermento quimico.

Misture os chuchus refogados ao molho reservado já morno e então incorpore gentilmente metade das claras em neve à mistura, sem bater.

Misture 1/3 da massa ao recheio de frango e passe essa mistura para um refratário untado e enfarinhado, próprio para suflê ou para ramequins individuais.

Incorpore o restante das claras ao restante da massa e cubra o recheio com isso. Passe a faca em torno da borda para desgrudar da parede e coloque no forno pré aquecido na temperatura máxima (200 a 250°) para assar.

Leva cerca de 30 a 40 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese