Pizza da Tia Meire
Hoje vou falar de uma massa de pizza célebre na família da minha esposa... não é uma pizza como estamos acostumados a comer em pizzarias, é um estilo muito mais ancestral, talvez mais antiga ainda que a própria pizza como conhecemos hoje, mas sem dúvida uma antecessora até da pizza tida como original, aquela de massa, molho, queijo e manjericão assada no forno a lenha.
É uma massa mais macia, como de um pão, coberta de um recheio simples mas muito saboroso, uma delícia quentinha ao sair do forno até gelada na manhã seguinte ou depois.
Ingredientes (para 4 assadeiras retangulares grandes)
Massa:
500 ml de água morna (~30ºC, não mais)
1 1/2 colher de fermento fresco para pão
2 colheres de sopa de açúcar
180 ml (uma xícara faltando um dedo) de óleo
1 kg de farinha
1 ovo
1 colher de sopa rasa da sal
Recheio básico:
6 a 8 tomates maduros picados em cubos
2 a 3 cebolas picadas em cubos
1 colher de molho de pimenta
2 a 3 colheres de sopa de azeite
400g de azeitonas picadas sem caroço
2 colheres de orégano seco
sal à gosto
1 kg de mussarela ralada grossa.
Modo de Preparar
Em uma bacia ou tigela grande coloque a água, dissolva nela o fermento, acrescente o óleo e o açúcar. Vá misturando a farinha aos poucos. Quando chegar à consistência de mingau acrescente o sal e o ovo e continue colocando a farinha até dar ponto de desgrudar das mãos. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove por alguns minutos, até obter uma massa lisa. Volte à bacia e cubra, deixando que descanse por ao menos 30 minutos.
Nesse tempo, misture os ingredientes do recheio (sem o queijo!) em outra tigela e acerte o sal.
Reparta a massa descansada em 4 partes e abra cada uma delas com o rolo e forre uma assadeira grande, untada com óleo, esticando bem a massa para que fique até a borda.
Cubra a massa com 250g de mussarela ralada e coloque por cima 1/4 do recheio preparado, evitando como der o líquido formado na tigela.
Querendo incrementar, pode-se colocar calabresa fatiada em uma, presunto em outra, presunto, ovo cozido e ervilhas noutra, faça com o que gostar, mas o incremento mais tradicional e mais solicitado é uma lata de filé de sardinha ao óleo, esmigalhada no molho do recheio, com óleo e tudo. Se for usar sardinha em lata comum, retire as espinhas e escamas que podem vir junto, mas com o filé não vem nada ruim, pode usar tudo. Cada lata basta para uma assadeira.
Deixe descansar montada por uns 15 até 45 minutos antes de assar para que torne a crescer.
Asse em forno pré aquecido em temperatura máxima até que a borda comece a corar, assim como a parte de baixo.
Uma outra opção é fazer recheios frios para colocar por cima depois de assada. Alface americana picada em tiras com bacon frito em cubos e maionese fica ótimo, o mesmo digo para uma boa salada de rúcula com tomates secos picados grosseiramente, temperadas com um pouco de sal, azeite e algumas gotas de vinagre. de preferência, balsâmico.
Da última vez que fizemos deu para comer em 6 pessoas e sobrou quase 1 pizza inteira. É muito leve e macia.
Essa massa pode ser usada em outros preparos e até mesmo para fazer pão, bastando para isso enrolar e assar, sem recheio algum.
Comentários
Postar um comentário