Porchetta
Com tão pouca experiência, tudo que posso falar sobre ela é que é "ÓTIMO!"
Ingredientes:
1 corte quadrado ou retangular de barriga de porco, com o couro intacto.4 dentes alho
1 cebola
2 ou 3 ramos alecrim fresco
2 colheres de sopa de sementes de erva doce (as menores, pois as maiores são funcho)
1 pimenta do reino moída na hora à gosto
sal
pimenta dedo de moça
castanha do pará
nozes
um maço de salsinha
raspas e suco de 1 limão para cada kg de carne. Limão cravo é o melhor, mas é difícil de encontrar. Pode ser limão Tahiti ou Siciliano também.
100g (por kg de porco) de calabresa picada ou moída
...
barbante para amarrar
Modo de preparar:
Deite o corte de carne com o couro para baixo e, com uma faca afiada, abra o corte entre a carne e a gordura, sem separar - deixe um pouco de um dos lados sem cortar
Salpique sal, o alho amassado, a pimenta finamente picada, as sementes de erva doce e as folhas do alecrim por toda a carne e gordura, massageando um pouco para distribuir bem. Utilize ao todo 10g de sal por quilo de carne. Feche a carne separada na etapa anterior sobre o couro e coloque esticado em um pirex, com o couro para cima, e salpique um pouco de sal sobre o couro, esfregando um pouco para espalhar uniformemente. Coloque na geladeira descoberto por pelo menos 12 horas para pegar gosto e para desidratar o couro o mais possível.
Misture a salsa picada, as castanhas e nozes picadas e a calabresa picada ou moída. Use o que gostar, e não precisa fritar antes pois tudo ira ficar no forno por longas horas.
Retire a carne da geladeira e coloque sobre uma tábua ou pano de prato limpo e seco, e disponha a mistura sobre a carne, deixando uma faixa de carne em um dos lados maiores sem esse recheio.
Enrole como um rocambole, começando do lado maior com recheio e finalizando pelo lado sem recheio, bem apertado. O pano ajuda a manter o couro seco e a enrolar o rocambole.
Amarre as pontas e depois o restante de 4 em 4 cm de modo a ficar parecido com uma grande mortadela.
Acomode em uma assadeira grande e coloque para assar em forno pré-aquecido em temperatura máxima, baixando para a mínima assim que fechar a porta. O ideal é manter a temperatura em torno de 90°C, mas a maioria dos fornos passa disso na regulagem mínima.
Deixe assando por 8 horas, se possível até mais, até que fique bem cozido. Regue com a gordura da assadeira e aumente o forno para o máximo novamente, para pururucar o couro. Se o seu forno dispuser de um dourador, use-o.
Deixe descansar coberto para que esfrie lentamente por meia hora ou mais, para só então remover os barbantes e cortar em fatias de 1 dedo.
Comentários
Postar um comentário