Feijão simples mas muito gostoso

Adoro feijão. Não que eu coma todo santo dia, mas se não aparecer no prato umas 2 ou 3 vezes por semana, eu sinto falta. Variações contam também, como as lentilhas e o grão de bico, que às vezes aparecem.

Aqui na cidade tem um restaurante churrascaria que serve o churrasco acompanhado de arroz, feijão, salada, cebolete e batatas fritas. Mas o feijão é fantástico, muito gostoso mesmo, sempre no ponto. E eu sempre tentei fazer um feijão gostoso como aquele, sem sucesso.

Recentemente, acertei. Nem estava mais tentando, apenas fui fazer um feijão simples e saiu muito parecido. Acabei comendo um prato só com ele, sem mais nada. Mais fácil, impossível.

O feijão empregado foi o rosinha. Utilizando o carioquinha, o resultado foi bom, mas o caldo ficou meio claro, com cara de anêmico. O rosinha, apesar do nome, rendeu um caldo bem moreno e muito encorpado.


Ingredientes:

2 xícaras de feijão escolhido.
1 cebola
4 dentes de alho
azeite de oliva
sal
1 folha de louro
Água fervendo.


Preparo:

Deixe o feijão de molho por 2 horas em água fria. Troque essa água por outra, também fria e escorra. Reserve.

Pique metade da cebola finamente e amasse 2 dentes de alho. Frite-os diretamente na panela de pressão com azeite suficiente para isso, em fogo baixo, até que a cebola fique bem transparente e o alho comece a querer tomar cor, mexendo sempre. Coloque o feijão e a folha de louro, misture e cubra com a água fervente até cobrir o feijão e passar 2 ou 3 dedos. Deixe ferver e tampe a panela, deixando cozinhar por 12 minutos. Esse tempo varia conforme o tempo de molho e a idade do feijão, então se seu feijão for mais fresco ou tiver ficado de molho por mais tempo, diminua o tempo de pressão até para 8 minutos. Se o caso for o oposto, feijão mais velho e molho curto, pode levar até 20 minutos.

Pique o restante da cebola e amasse o alho restante. Frite-os em uma frigideira pequena com um azeite e sal.

Retire a pressão da panela e abra. Volte ao fogo sem a tampa. Acrescente o tempero frito e deixe ferver até engrossar o caldo no ponto que desejar. Se o grão estiver muito macio, pode ser preciso amassar alguns deles e misturar ao caldo para que este engrosse mais rápido, evitando que os grãos se desmanchem no tempo normal.

Adicione água, sempre água fervendo, se for necessário.

Fora o tempo de molho, ficou pronto em 30 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese