Bolo de Cenoura

Não sou nem nunca fui muito chegado a doces, mas tenho uns poucos que eu comia quando pequeno e que até hoje gosto de comer de vez em quando. Um dos preferidos é um bolo de cenoura, mas esta não é uma receita propriamente de família. Minha avó, como quase todas as cozinheiras de antigamente, usava seus livros de receita mais como referência do que como roteiro. Ao fazer as receitas, sempre apareciam adaptações que não eram escritas à receita por falta de espaço no caderno, ou seja lá o que for, e que faziam toda a diferença no resultado final. 

Então eu usei esta receita da Tatiana, do Panelaterapia, que me pareceu mais simples e prática, e também fiz algumas pequenas adaptações por conta própria. O bolo ficou igualzinho eu me lembro de pequeno. À Tatiana, meus sinceros agradecimentos por isso. 

A cobertura fiz como me deu na telha, e ficou bem gostosa.


Ingredientes:

3 ovos
2 cenouras médias para grandes, bonitas e sem miolo verde
180 ml de óleo (a original pedia 200)
2 xícaras (de 200ml) de farinha
1 3/4 xícara de açúcar (a original pede 2)
1 colher de sopa de fermento químico.
1 pitada de sal (1/10 colher de chá)

Cobertura:

150g de chocolate meio amargo, de barra, desses que se usam para fazer ovos e trufas.
2 colheres de creme de leite
1 pitada de sal (1/5 de colher de chá)

Modo de Preparo:

Bata os ovos, a cenoura picada em rodelas de 1 cm e o óleo no liquidificador até obter uma pasta sem caroços. Eu bati bastante, uns 3 ou 4 minutos.

Num bowl grande, peneire a farinha e o açúcar e acrescente o fermento e o sal, misturando bem (não peneirei, não senti falta). Acrescente à esta mistura, a pasta de ovos e cenoura, e misture com um batedor de arame até obter uma massa lisa, sem caroços.

Unte e enfarinhe (ou açucare, trocando a farinha por açúcar) uma forma redonda de uns 28 cm e leve ao forno médio (180-200ºC) por cerca de 25 minutos, até que um palito espetado na massa saia limpo.

Faça a cobertura derretendo o chocolate com o creme de leite e o sal em um bowl no vapor de uma panela de água fervente. O fundo do bowl não deve tocar a água, e o chocolate precisa ser mexido até que derreta e retirado do calor tão logo se torne líquido e sem pedaços por derreter.

Você pode regular o creme de leite à seu gosto. Se não empregar o creme, o chocolate vai voltar a se tornar sólido ao esfriar. Colocando pouco como usei, ele fica pegajoso e brilhante. Colocando mais que 2 colheres, ele se torna mais macio e também mais suave. Se gostar mais doce, use um chololate ao leite ao invés do meio-amargo ou misture na proporção que quiser. As 150g que usei foram suficientes para cobrir o bolo generosamente sem exageros.

Desenforme o bolo e acrescente a cobertura. por cima, deixando escorrer pelos lados.

Devore com moderação, se puder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese