Soufle de ...
Suflé de abobrinha... ou outro ingrediente de sua preferência.
Rende 4 generosas porções, 6 mais comportadas, ou 8 normais.
Ingredientes
meia abobrinha em cubos médios (ou chuchu, mandioquinha...)
1 cebola ralada ou cortada em mini cubinhos
1 dente de alho amassado
sal à gosto, ou o equivalente em tempero pronto
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa igual de farinha de trigo
400 ml de leite integral
3 ovos
2/3 de xícara queijo ralado na hora, de sua preferência (parmesão, minas...)
salsinha à gosto (opcional)
Modo de preparar
Em uma panela, refogue metade da cebola e o alho amassado com o sal ou o tempero completo em um pouquinho da manteiga até que murche. Adicione a abobrinha (ou outro legume) e refogue em fogo brando até ficar macio. Adicione água aos poucos caso comece a dourar e ainda esteja firme.
Noutra panela, coloque o restante da manteiga para derreter e refogue o restante da cebola picada até que murche, sem corar. Adicione a farinha de trigo e misture continuamente, até que desgrude do fundo da panela. Misture aos poucos do leite e vá misturando para dissolver eventuais pelotas (o uso do batedor de arame é altamente recomendado!). Cozinhe por alguns minutos até que engrosse e desligue o fogo, deixando que esfrie um pouco.
Pré aqueça o forno na temperatura de 250°C (bem forte).
Separe cuidadosamente as claras das gemas e bata as claras em neve firme, adicionando uma pitada de sal para ajudar a bater quando começar a formar a neve e reserve.
Adicione as gemas ao creme, que a essa altura já está praticamente morno, mexendo vigorosamente para que misturem bem sem virarem ovos mexidos.
Misture a esse creme o queijo ralado, reservando só um pouco para polvilhar no fim, a salsa picada e a abobrinha refogada, sem bater para não desmanchar a abobrinha.
Unte um refratário alto com manteiga e enfarinhe. Se quiser fazer ramequins individuais, unte-os e enfarinhe-os (dá para uns 6 a 8, conforme seu tamanho)
Incorpore delicadamente as claras em neve a esse creme, primeiramente 2 colheres, depois metade do que sobrou das claras.
Passe metade ou um pouco mais desse creme para o refratário (ou para os ramequins). Incorpore o restante das claras ao restante do creme, delicadamente para não perder a aeração, e passe para o refratário (massa mais leve por cima da massa mais pesada do passo anterior)
Polvilhe o queijo ralado reservado, passe uma faca em torno do refratário para separar a massa das paredes, delicadamente, sem raspar o enfarinhado e leve ao forno até que fique bem corado por cima e cozido. O meu, em refratário único, levou uns 25~30 minutos.
Sirva quente.
Pode-se substituir a mandioquinha por vários outros ingredientes, à gosto, adaptando o modo de preparar. Cenouras precisariam ser cozidas um pouco antes de serem refogadas, batatas poderiam entrar como purê, contanto que temperadas, dá pra não colocar legume algum e fazer de queijos macios esfarelados ou ralados grossos (mussarela comum não, pois soltaria muito óleo), filetes de peixe, frango desfiado (e temperado), sobras de frango assado finamente desfiados, o que a sua imaginação sugerir.
Gosto de servir acompanhando um assado e arroz, com uma saladinha de mini rucula e tomates cereja, ou coisa assim. É um prato leve e muito gostoso.
Comentários
Postar um comentário