Arroz Doce Cremoso
Pra quem não aguenta mais olhar pra chocolate depois da páscoa mas ainda não chegou ao ponto de dispensar a sobremesa, um arroz doce cremoso pra comer rezando.
Ingredientes
1 xícara de arroz sem lavar
2 litros de leite (aproximado)
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 pitada de sal (só a pontinha da colher de chá)1 lata ou caixinha com o mesmo volume da lata de leite condensado
2 gemas coadas (sem a pelinha que a envolve)
Canela em pó para polvilhar
Quem quiser mais perfumado, pode usar:
1 tira de casca de laranja ou
1 tira de casca de limão ou
as sementes de meia fava de baunilha, com a fava ou
1 colher de extrato de baunílha
Modo de fazer:
Em uma panela grande e de fundo grosso, coloque a manteiga, a pitada de sal, o arroz e 1 litro de leite. Se estiver usando alguma das opções perfumantes que aguente temperatura, pode por agora.
Leve ao fogo e quando ferver, diminua o fogo ao mínimo possível, quase apagando. Mexa frequentemente para que não pegue no fundo. Cozinhe até que o arroz cresça bastante e fique absolutamente macio. Acrescente leite se começar a secar - pode ser leite frio mesmo, mas aquecido é melhor. Quando o arroz ficar bem molinho, misture as duas gemas batidas com um pouquinho de leite frio e acrescente aos poucos ao arroz, sem parar de mexer. Desligue o fogo e misture a lata de leite condensado inteira - nada de deixar um pouquinho pra raspar depois quando ninguém estiver olhando.
Se optou por perfumar com extrato de baunilha, é a hora de colocá-lo.
Se usou as tiras de cítricos, retire-as agora.
Experimente o ponto do açúcar. Se gostar mais doce, misture açúcar refinado e mexa bem para dissolver.
Transfira o arroz para a travessa onde será servido ou para taças individuais, polvilhe com canela em pó com auxílio de uma peneira e cubra com filme plástico. Também pode-se usar potinhos plásticos descartáveis com tampa. Coloque para gelar e firmar. Sirva gelado.
Há quem goste de servir com geléia ao invés de canela, com raspas ou calda de chocolate, flocos de café solúvel, já vi até quem colocasse pimenta do reino. Pra mim, um ponto não muito doce e polvilhado de canela fica perfeito.
Comentários
Postar um comentário