Pão Francês, Pão de Sal, Cacetinho, Média...

Os nomes são muitos, cada região do Brasil usa um diferente para o mesmo pãozinho. O fato é que pão é pão e todos são pra lá de bão 😋

Mãos à obra!


Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo 
1 colher de chá (cheia) de sal 
1 colher de sopa de fermento biológico seco 
2 colher de sopa de banha
1 e 1/2 xícara de água

Modo de fazer:

Em uma tijela, coloque a farinha, o sal e o fermento. Misture. Coloque a banha em temperatura ambiente e misture, esfregando os grumos de banha com a farinha entre as mãos para esfarelar. Coloque a água deixando um pouco reservado. Misture tudo. 

Transfira para a bancada enfarinhada e sove, acrescentando a água restante aos poucos. Sove por uns 15 minutos, até obter uma massa macia e lisa, que não grude nas mãos. 

Neste ponto pode-se cilindrar a massa com um pau de macarrão, bastando abrir a massa até 1 cm de espessura e dobrar em 3, virar 90º e abrir novamente, repetindo o processo algumas vezes. Cubra e deixe descansar por uns 15 minutos.

Porcione a massa com 80 a 90 g e boleie cada uma delas. Deixe descansar por 30 minutos arrumadas em uma assadeira e coberta com um pano para que relaxem e cresçam mais um pouco.

Pegue cada bolinha e achate levemente com as mãos, na bancada, enrolando à partir da lateral, esticando sempre à medida que enrola. Faça os rolinhos com um comprimento uniforme, mais longos que largos. Ao crescer eles vão engrossar mas não esticam muito.

Transfira cada rolinho assim modelado para a assadeira definitiva onde será assado, deixando espaço entre eles para que possam crescer bastante. Cubra e aguarde mais 30 a 60 minutos deixando que cresçam bem.

Aqueça o forno a 200º, e coloque uma assadeira com água fervendo na grade de baixo ou diretamente no fundo. 

Com uma faca ou gilete, bem afiada, faça um corte superficial nos pãezinhos, já crescidos, para abrir a pestana e leve ao forno. 

Depois de 10 minutos, remova a assadeira com a água e mantenha o pão assando até corarem.

Ainda quentinho, com uma boa manteiga com sal e um café recém coado, é muito bom.

Depois de frio, guarde em um saco de papel dentro de outro de plástico. Se abafar no plástico antes que esfriem totalmente, vai ficar murcho. Nesse caso, você pode recuperar a crocância colocando no forno por poucos minutos antes de comer. No caso de terem ressecado com o tempo, umedeça o pão e leve ao forno da mesma maneira. Esse método recupera pão amanhecido já duro à condição de recém assado, fresquinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese