"Pudim" de café
Isso mesmo, pudim de café, mas o pudim é falso, daí as aspas. O que importa é o efeito e o sabor, e é simples de fazer. A receita original pede pra misturar manualmente, mas quem é que tem tanta paciência hoje em dia? No liquidificador também dá certo e é rapidinho. E antes que me atirem pedras, um fato a ser revelado: Já comeu aqueles pudinzinhos de padaria/supermercado, vendidos numa forminha de plástico? É assim que são feitos, não vão ao fogo. Então, se quiser fazer um pudim falso de leite condensado, é só suprimir o café, adicionar um pouco só de extrato de baunilha e seguir o restante.
Ingredientes:
2 caixas de creme de leite
1 caixa de leite condensado de verdade, integral
1 envelope de gelatina sem sabor
Modo de preparar
Coloque no liquidificador (ou tijela, Caxias) as duas caixas de creme de leite e a colher de café solúvel e misture. Adicione o leite condensado e misture. Hidrate à parte a gelatina em 5 colheres de água bem quente e adicione à mistura. Misture bem.
Unte uma forma de buraco com óleo neutro em uma camada bem fina, sem deixar nada sem untar.
Despeje a mistura na forma e leve à geladeira por 3 horas ou mais para firmar.
Vire em um prato bonito e sirva.
Uma calda, seja de caramelo ou de café mesmo, iria bem aqui, não? Bastaria derreter 1 xícara de açúcar em uma panela até morenar e adicionar meia xícara de água ou de café coado, bem forte, ou café solúvel mesmo, com água na mesma medida, e colocar na forma untada antes da mistura e levar ao freezer pra ficar bem firme e não misturar com o pudim.
Comentários
Postar um comentário