Frango de Panela
De todas as coisas que a minha avó fazia, havia uma que eu amava, poderia comer dia-sim-outro-também, que era o frango de panela. Infelizmente eu não vivi minha fase "aprendendo a cozinhar" na mesma época que ela ainda cozinhava, mas só bem depois, quando ela já não podia mais me ensinar.
Ficou a saudade, gastei alguns quilos de frango tentando reproduzir, mas infelizmente nunca tinha conseguido aliar o sabor correto ao ponto correto, sempre acabando por fazer um frango esmigalhado e caindo do osso de tão cozido.
Só recentemente, assistindo uma receita de frango com quiabo no youtube, resolvi tentar novamente combinando os temperos da minha avó, com os temperos e as técnicas usadas no vídeo. Ficou perfeito.
Ingredientes:
1 kg de frango em pedaços ou coxante ou sobrecoxas.
1 colher de açúcar
1 cebola grande
3 dentes de alho
suco de meio limão, de preferência caipira.
sal ou tempero pronto (q.b.)
pimenta do reino à gosto
pimenta calabresa à gosto
cheiro verde pra finalizar
Preparo:
Limpe os pedaços de frango tirando o excesso de pele e gorduras. Se usar coxante, separe coxa e sobrecoxa. Tempere com o suco de limão, o sal, as pimentas e o alho amassado. Reserve por alguns minutos.
Use uma panela grande de fundo grosso, preferencialmente de ferro e leve ao fogo. Coloque óleo que cubra o fundo e acrescente o açúcar. Quando este ficar marrom, despeje o frango e mexa para distribuir a cor nos pedaços de frango. Deixe fritar e formar fundo, mexendo de tempos em tempos pra não deixar queimar. Quando tudo estiver frito, acrescente a cebola cortada grosseiramente e mexa mais. A cebola começando a ficar transparente, coloque o tempero do frango e água, suficiente para cobrir o frango até a metade. Mexa e tampe. De tempos em tempos mexa e confira se a água está secando antes do frango atingir o ponto de cozimento. Se precisar, coloque mais água, aos poucos.
Quando o frango estiver cozido, destampe para acertar o molho, que deve ser suficiente pra lambusar o frango todo, nem muito seco, nem muito aguado. Acrescente água ou deixe reduzir até atingir esse ponto.
Desligue a panela e coloque o cheiro verde picado. Sirva com arroz e salada.
Não sobrou nada de que se pudesse tirar foto.
Opções:
Quiabo picado em toletes, sem a pontinha e o cabinho, basta colocar junto com a cebola e refogar bem antes de adicionar a água.
Batata bolinha descascada ou batata em pedaços: Colocar com a cebola e regular o cozimento do frango para que a batata também fique cozida até o final.
Comentários
Postar um comentário