Moussaka Deliciosa

Essa receita não é da Nonna, mas de uma sobrinha dela, a Tereza, muito querida. Uma vez a convidamos para almoçar em casa num domingo, e ela falou que levaria um prato que tinham ensinado a ela, que ela tinha gostado muito. Fez um pirex 6 vezes maior que esse da receita, o triplo do tamanho e o dobro da altura, e mesmo assim não sobrou pra contar história. O almoço que tínhamos preparado ficou pra almoço do dia seguinte, praticamente intocado.
A receita aqui rende 6 porções razoáveis, mas já vou avisando que uma porção não parecerá o suficiente para ninguém e que preparei exatamente desse tamanho para comer em 3 pessoas apenas.

Ingredientes:

2 berinjelas firmes
2 tomates
2 cebolas
250g de carne magra, moída (usei patinho)
2 dentes de alho amassados
120g de presunto (8 fatias)
120g de muçarela (8 fatias)
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 ovo grande
1 punhado de salsa ou, se preferir, de hortelã
azeite q.b.
sal q.b.
orégano (opcional)

Modo de preparar:

Em uma panela, refogue a carne em um pouco de azeite com o alho amassado e um pouco de sal, mexendo sempre. Quando estiver começando a secar, acrescente 1/2 cebola em cubinhos e mexa até ficarem transparentes. Coloque a salsa (ou a hortelã) picada já fora do fogo e reserve.

Em uma frigideira antiaderente grande, grelhe as berinjelas diretamente, sem óleo ou azeite, para que murchem um pouco e tostem levemente. Vá cortando a berinjela a medida que consegue grelhar, para que não escureçam esperando a vez na frigideira.

Faça uma salada de tomates e cebolas em rodelas e tempere com sal, azeite e orégano.
Unte um refratário de 25x25 com azeite, e arrume em camadas a salada, berinjela, carne, presunto, queijo. Repita as camadas mais uma vez, fure com uma faca e regue com uma mistura do leite batido com o ovo e o amido de milho. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, pra cozinhar tudo e gratinar o queijo.
Sirva com arroz e salada de folhas, mas pode ser usado como prato único sem chance de arrependimento.

Alterações testadas e aprovadas: adicionei azeitonas algumas vezes, noutras troquei o presunto por peito de peru defumado, já usei queijo prato, já troquei o mingau do final por uma camada entremeada de molho bechamel, colocada no final, já fiz também usando um pouco de bacon junto da carne. Tudo ficou ótimo, menos o bacon que ficou um pouco pesado e destoou do restante. Acredito que fazendo um crocante de bacon bem sequinho e escorrido para colocar no meio, fique bom.

A fome e a pressa são inimigas do fotógrafo culinário, de modo que fico devendo as fotos mais uma vez.

PS. Ajudem um blogueiro principiante a tornar o blog ainda mais apetitoso. Comentem, critiquem, sintam-se à vontade pra dar pitacos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berinjela prensada

Feijoada Preguiçosa

Coxante assado com maionese